Teses de Investimento em Criptoativos: Como se Localizar?

 | 08.08.2018 13:41

Quando se investe em algum ativo, espera-se que ele se valoriza. Quando o foco é de curtíssimo prazo, especulação, normalmente não se costuma importar com o motivo para a subida. Para todos os outros casos, em particular o longo prazo, informações fundamentais parecem contribuir e orientar decisões de investimento. Caso é: os fundamentos dos criptoativos são relativamente obscuros e, quando muito, dizem respeito a falhas na tecnologia, capacidade de reagir a dificuldades técnicas e outros assuntos de compreensão limitada.

Estudar isso tudo demanda tempo, algo escasso para investidores casuais em criptoativos. Entretanto, a relativa incapacidade de investigar em profundidade cada ativo não impede a compreensão de teses de investimento mais genéricas sobre o mercado. Há várias maneiras de se enxergar o que um ativo pode ser: reserva de valor, meio de pagamento, plataforma de aplicativos descentralizados, privacy coin, plataforma de IoT, entre outras. Cada uma dessas categorias possui sua peculiaridade e questões; por exemplo, qual a melhor tecnologia para anonimização de dados numa privacy coin? Como deve se comportar a questão do pagamento de fees para o uso de um ativo descentralizado? Tudo isso influencia a valuation da moeda e certas hipóteses podem ser derivadas.

No que tange os criptoativos, mais que eles terem algum valor, é importante ter uma tese sobre quem capturará esse valor. Por exemplo, quando a internet surgiu, houve diversos protocolos desenvolvidos e que são usados até hoje. Sem esses protocolos, a internet fica com uma usabilidade infinitamente menor. Entretanto, quem vale bilhões na bolsa de valores são aplicativos rodando sobre esses protocolos, não os protocolos e seus operadores. O mesmo pode valer para os criptoativos segundo alguns analistas. Há, portanto, debates sobre quem reservará maior ou menor valor: há uma disputa entre Ethereum ou alguma outra plataforma e seus próprios aplicativos. Essa seria a disputa entre Fat Protocol e Fat Applications. Há uma terceira hipótese, chamada “Fat Wallets” que investe na possibilidade de aplicativos específicos que reduzam os riscos de acessar protocolos e outros aplicativos (e.g. hacking) capturarem o valor.

Uma aplicação simples é tentar avaliar se Bitcoin ou Ethereum tem a maior chance de ser a moeda de maior capitalização. Ambas compartilham boas propriedades de reserva de valor, apesar do Bitcoin ser nesse sentido mais confiável, posto que sofre menos atualizações de código e foca apenas em segurança. Entretanto, se o Ethereum capturar parte do valor das aplicações desenvolvidas na plataforma, há potencial de passar. Entretanto, se a aplicação capturar a maior parte do valor, além de esvaziar o Ethereum, permite também que a aplicação de meio de pagamento, mais tradicionalmente associada ao Bitcoin, gere algum valor. Portanto, há projeções para ambas as moedas baseado na discussão entre Fat Protocol e Fat Applications.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Recomenda-se ao investidor que saiba as respostas propostas para essa discussão. Elas não são fáceis, porém permitem entender o que está sob discussão e quais as premissas de cada tese de investimento. Uma vez que se sabe as premissas, fica mais fácil de acompanhar os investimentos: se uma delas for violada, significa que há menor probabilidade de um investimento suceder. Nesse caso, ler boas fontes de análise é uma grande ferramenta para um investidor com menos tempo de investigar a fundo os ativos. Nesse caso, com uma tese de investimento, pode haver a diversificação entre ativos de um mesmo conjunto de ativos que ganharia com uma tese favorita. Espero num futuro próximo dissecar essas hipóteses e comentá-las aqui na coluna.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações