Tesouro Direto: Precificação da NTN-B e NTN-B Principal (Tesouro IPCA)

 | 25.10.2024 09:00

Nas colunas anteriores, falei sobre a precificação dos indexados à taxa Selic . Dessa vez, voltaremos nossa atenção aos títulos indexados ao IPCA, que são o Tesouro IPCA (NTN-B principal) e Tesouro IPCA com juros semestrais (NTN-B). A rentabilidade desses títulos acompanha a variação do IPCA, calculada desde a data de liquidação da compra até o vencimento, acrescida de uma taxa pré-fixada, que podemos interpretar como sendo os juros reais. Por definição, os juros reais mostram exatamente quanto o investidor está ganhando acima da inflação, ou seja, o aumento do seu poder aquisitivo. É importante mencionar que como parte da remuneração desses títulos é pré-fixada, o efeito da marcação a mercado pode ocasionar alta volatilidade nos preços dos ativos. Vale lembrar ao leitor que na marcação a mercado, a precificação é ajustada conforme a taxa de juros vigente, o que torna o preço do título mais volátil. Abaixo um gráfico extraído do Tesouro Direto que mostra a variação do peço da NTN-B principal 2035 nos últimos 12 meses.

Interface gráfica do usuário, Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

Fonte: Tesouro Direto

A seguir, listo as etapas de cálculo da NTN-B principal, onde não há pagamentos de cupons:

  1. Cálculo do Valor Nominal Atualizado (VNA): foi instituído o valor nominal de R$ 1.000,00 em uma data-base (15/07/2000), que servirá de referência para atualização do valor nominal. Sendo assim, VNA = 1.000 x (1 + IPCA acumulado entre o dia 15/07/2000 e o último dia 15 antes da data de liquidação). O fator 1+IPCA acumulado entre duas datas pode ser encontrado no site do IBGE.

Caso a data de liquidação ocorra antes do dia 15 do mês, é necessário utilizar o IPCA fechado do último mês de divulgação e depois utilizar a projeção do IPCA do mês seguinte, no site da ANBIMA. Por exemplo, imagine a precificação de uma NTN-B no dia 03/01/2024. O último IPCA disponível será o de novembro/23 (divulgado em dezembro/23).

Onde n, nesse caso, é a fração entre i) numerador, composto pelo número de dias corridos entre o último dia 15 e a data de liquidação e ii) denominador, composto pelo número de dias corridos entre o último dia 15 (mês passado) e o dia 15 do mês vigente.

  1. A inclusão da taxa pré é refletida na chamada “Cotação”, sendo n o número de dias úteis entre a data de liquidação e a data de vencimento do título.

Uma imagem contendo Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Vamos agora calcular o preço da NTN-B principal com vencimento em 15/05/2029 disponível no site do Tesouro Direto em 23/10/24 e compará-lo com o valor calculado pela fórmula no Excel. A taxa de 6,81% foi extraída do próprio site, conforme mostrado na figura retirada do Tesouro. O prazo é determinado pelo número de dias úteis entre a data de liquidação (D+1 em relação à data de compra) e a data de vencimento (exclusivo). Os feriados podem ser encontrados no site da Anbima, com informações disponíveis até 2099. No Excel, a função para calcular o número de dias úteis é a DIATRABALHOTOTAL (data_inicial; data_final - 1; [feriados]). Nesse caso, a data inicial será a data de liquidação, que no exemplo é 24/10/2024 (D+1, onde D é o dia da compra), e a data final será 15/05/2029, de acordo com o vencimento da NTN-B. O ajuste "-1" na fórmula exclui a data de vencimento do cálculo.

Os fatores do IPCA encontrados no link citado anteriormente são mostrados a seguir:

Uma imagem contendo Linha do tempo

Descrição gerada automaticamente

Para descobrir o fator do IPCA acumulado, basta pegar os fatores de junho/2000 e setembro/2024 e calcular a razão. Como a data base é julho/2000, o IPCA base é o de junho e como estamos em outubro, o IPCA utilizado é o de setembro/24. Ao calcular o preço da NTN-B principal usando a fórmula, é importante lembrar que a base de cálculo é de 252 dias úteis por ano. Portanto, o fator de tempo n é igual a 1137/252. Na tabela abaixo, verifica-se os valores encontrados do VNA, VNA projetado, Cotação e Preço da NTN-B principal 2029.

Abaixo, o print do site do Tesouro para a mesma NTN-B principal:

Agora, vamos calcular o preço do Tesouro IPCA com juros semestrais com vencimento em maio de 2035 (NTN-B 2035). A taxa de cupom de qualquer NTN-B é de 6% a.a. Como o pagamento é semestral, há de se transformar essa taxa para semestre. Sendo assim, a taxa semestral será calculada como:

O VNA e VNA projetado serão calculados da mesma forma que a NTB-principal, porém a Cotação levará em conta os pagamentos dos cupons até o vencimento. Para isso, é necessário calcular o número de dias úteis entre a data de liquidação e a data de pagamento do respectivo cupom e calcular o valor presente utilizando a taxa pré-fixada como taxa de desconto.

O 1 da segunda parte da fórmula é referente ao valor do principal que é pago no vencimento. Abaixo os cupons trazidos a valor presente da NTN-B 2035. É possível observar que o último valor (em 15/05/2035) é maior justamente porque foi adicionado o valor do principal ao cupom. O valor da Cotação será a soma da terceira coluna na tabela abaixo.

Na tabela abaixo, verifica-se os valores encontrados do VNA, VNA projetado, Cotação e Preço da NTN-B 2035.

Abaixo, o print do site do Tesouro para a mesma NTN-B:


Caro leitor, caso tenha ficado alguma dúvida em relação ao assunto, fico à disposição por e-mail. Até a próxima!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações