Ações Bancárias Podem Sofrer com a Queda dos Títulos do Tesouro Americano

 | 15.05.2020 08:26

O cenário econômico está se deteriorando rapidamente, o que está fazendo com que as taxas e a expectativa de inflação despenquem. Esse quadro não é nada bom para as taxas de juros, tanto é que os investidores já começam a apostar na possibilidade de o Federal Reserve (Fed) adotar juros negativos em 2021, jogando os rendimentos dos títulos de 10 anos do Tesouro americano para 0%.

Se isso acontecer, um setor que poderia sofrer graves consequências seria o bancário. Esse segmento sofreu duros golpes nas últimas semanas, com o fundo Financial Select Sector SPDR® (NYSE:XLF) despencando impressionantes 11% desde 29 de abril. De maneira geral, o ano tem sido desastroso para os bancos, com o ETF que acompanha as ações do setor se desvalorizando mais de 30%. E, sim, a situação pode piorar ainda mais.

Dados de inflação despencam

Os últimos dados dos índices de preços ao consumidor (IPC) e ao produtor (IPP) despencaram em abril. O IPP registrou queda de 1,2% na comparação anual, seu declínio mais acentuado desde 2015. Enquanto isso, o IPC subiu apenas 0,3% ano a ano, sua menor alta desde 2015. O pior é que os futuros dos fundos do Fed (taxa básica de juros do banco central americano) com vencimento em março de 2021 chegaram atingir a cotação de -0,05% nesta semana.