Títulos dos EUA estão em oferta; é bom ficar de olho enquanto estão baratos

 | 30.08.2023 15:18

No nosso artigo anterior, analisamos as possíveis consequências das ações de política monetária que a China e o Japão podem tomar. Esses grandes detentores de títulos do Tesouro dos EUA poderiam provocar temporariamente turbulências nesse mercado, mas, como ressaltamos, não acreditamos que comprometam nossa projeção de retornos mais baixos. Assim como China e Japão, a inflação, os déficits e o aperto quantitativo (QT) são narrativas que os mais pessimistas com os títulos usam para justificar taxas mais altas no futuro.

Este artigo se concentrará na perspectiva da inflação, nos crescentes déficits fiscais e no QT. Da mesma forma que aqueles dois países asiáticos, qualquer um dos três fatores que discutimos neste artigo poderia perturbar momentaneamente o mercado de títulos americanos. No entanto, não vemos esses fatores como motivo de preocupação para quem está otimista com esse mercado no longo prazo.

h2 Expectativas de inflação/h2

Alguns analistas já começam a emitir sinais de alerta de que a inflação voltou a subir nos EUA. Exemplo disso é Lawrence Summers, que compartilhou o gráfico abaixo, sugerindo que os preços poderiam acelerar novamente.