Todos de olho na inflação americana. Última reunião do Fed em 2023: o que esperar?

 | 12.12.2023 07:53

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: As bolsas na Ásia fecharam em alta na terça-feira, antes da última reunião do ano do Federal Reserve dos EUA.

Os preços ao produtor no Japão aumentaram em um ritmo mais rápido que o esperado, registrando um ganho anual de 0,3% em comparação com o aumento de 0,1% estimado por economistas. O Nikkei do Japão fechou 0,2% mais alto, em 32.843,70 pontos, após avançar 1,6% na sessão anterior.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,39% para 2.535,27 pontos, o terceiro dia consecutivo de ganhos.

O índice Hang Seng de Hong Kong recuperou do menor nível em um ano, fechando em alta de 1,33%, em 16.401,50 pontos, enquanto na China continental, o índice Shanghai Composite subiu 0,40%, fechando em 3.003,44 pontos, enquanto o Shenzhen Component recuou 0,08%, em 9.625,26 pontos.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 subiu 0,5% e fechou em 7.235,30 pontos. O benchmark registrou o seu nível mais alto desde 15 de setembro. Houve ganhos em todos os 11 setores, exceto ações de mineração, que terminaram o dia inalterados. A alta ocorreu apesar da pesquisa mensal de negócios do National Australia Bank mostrar que a confiança em novembro caiu 6 pontos, para 9 pontos do índice, com quedas na maioria dos setores. A confiança foi negativa em todos os estados. As condições de negócios caíram 5 pontos, para 9 pontos de índice. BHP subiu 0,04%, Fortescue subiu 1,6%, Newmont Corporation subiu 0,1%, compensando as perdas de Rio Tinto (LON:RIO), South32 e Pilbara Minerals. O setor de energia foi o segundo mais fraco do índice local. As ações da Woodside e da Santos subiram 0,3% cada.

EUROPA: Os mercados europeus sobem cautelosamente na terça-feira, enquanto os investidores globais aguardam a reunião do Federal Reserve que começa hoje, bem como a leitura mais recente da inflação nos EUA.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,23% no meio da manhã, com as mineradoras liderando os ganhos, enquanto as ações de telecomunicações caem.

O alemão DAX 30 sobe 0,1% e o CAC 40 da França avança 0,3%.

Em Londres, o FTSE 100 adiciona 0,6%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (JO:AGLJ) sobe 0,1%, Antofagasta (LON:ANTO) soma 2,3%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sobem 1,7% e 2,6%, respectivamente. A petrolífera BP sobe 0,4%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA negociam em alta nesta segunda-feira.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As altas acontecem depois que as ações subiram modestamente na segunda-feira, um sinal de que a recuperação do final do ano ainda tem impulso. O S&P 500 subiu 0,39%, fechando em 4.622,44 pontos, seu nível mais alto desde março de 2022, enquanto o Dow de 30 ações subiu 0,43%, fechando em 36.404,93 pontos, seu ponto mais alto desde janeiro de 2022. O Nasdaq Composite adicionou 0,20% e fechou em 14.432,49 pontos.

Os três índices estão vindo de uma sequência de três dias de alta e seis semanas consecutivas de ganhos.

Terça-feira poderá colocar à prova parte do otimismo dos investidores, com o índice de preços ao consumidor de novembro sendo divulgado às 10h30 e dará aos mercados uma visão do Federal Reserve sobre como as taxas de juros elevadas estão funcionando para desacelerar a economia e aliviar a inflação. Os economistas esperam que o IPC global fique estável em relação ao mês anterior e reflita um aumento de 3,1% em relação a 12 meses atrás. Isso sugeriria uma ligeira desaceleração em relação à leitura de outubro de um crescimento anual de 3,2%. Estima-se que o chamado núcleo do IPC, que exclui os preços dos alimentos e da energia, itens bastante voláteis, tenha aumentado 0,3% em Novembro em comparação com Outubro e 4,0% em termos homólogos.

Esses dados vem no mesmo momento da última reunião de política monetária do Federal Reserve de 2023 está marcada para começar na terça-feira e será concluído na quarta-feira na forma de uma nova decisão sobre taxas de juros e orientações sobre as perspectivas para a economia e a política monetária.

Os investidores esperam que a Fed mantenha as taxas de juro inalteradas e aguardam pistas sobre quando as autoridades poderão começar a considerar os cortes nas taxas e como esperam que a economia reaja à medida que as taxas permanecem elevadas e se haverá uma recessão no próximo ano ou se a Fed conseguirá fazer uma aterragem suave na economia.

CRIPTOMOEDAS:
Btcoin: -1,49% em US $ 41.742,00
Ethereum: -1,08% em US $ 2.223,28

ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: +0,18%
S&P 500: +0,09%
NASDAQ: +0,17%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +1,52%
Bent: +0,09%
WTI: +0,17%
Soja: +0,49%
Ouro: +0,45%.

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações