Tônica da Semana: Elogio da Loucura e os 100 Mil Não Se Sustentaram

 | 25.03.2019 14:10

Ouso aqui começar e intitular minha tônica com essa obra extraordinária de Erasmo de Roterdam, O Elogio da Loucura. Não lembro exatamente quando o li, faz alguns anos, mas sei que é um clássico no sentido completo da expressão, ou seja, antigo sim, mas também genial e ainda hoje verdadeiro e atual. O livro foi publicado em 1511, pouco depois de o Brasil ser descoberto, uma obra humanista e renascentista que narra e descreve a Loucura como uma “deusa” a qual se elogia a si mesma e que justifica e traz conforto ao homem em todos os seus maus atos. Em outras palavras, a volúpia, a luxuria, o fanatismo, etc, todos seriam justificados pela loucura. Não sou crítico literário mas quando digo que o livro é extremamente atual é porque a crítica feita a sociedade daquela época, ainda parece válida e as ideias postuladas lá me parecem, ainda hoje, expressar muito bem as loucuras que vemos dia a dia.

Então chegamos no mercado…

O ambiente mais louco e insano que você pode imaginar. Onde decisões que custam bastante dinheiro são tomadas muitas vezes em segundos ou ainda automaticamente por robôs. Onde pessoas com os mais diversos objetivos, experiências, sentimentos, conhecimentos, capacidade financeira, etc, chegam para traduzir suas loucuras em uma ordem de compra ou venda.

Tivemos uma semana de certa paúra no mercado brasileiro… penso que o principal motivo foi o fato das “autoridades” do governo não estarem se entendendo a respeito da Reforma da Previdência. Ora, mas semana passada postei a foto de um churrasco e do suposto “pacto da governabilidade” com Rodrigo Maia e Bolsonaro…

Então o que houve? Bom no meio da semana prenderam o sogro de Rodrigo Maia…Moreira Franco. Será que isso o deixou meio “pistola”? Maia é um político de carteirinha…nasceu na política e está preso a ela. Talvez por isso ele tem um bom trânsito e relacionamento com diversas camadas da esfera de governo brasileiro, tal qual nessa foto com seu “brother” Dias Toffoli.

Bom chegamos em março de 2019 e ele é o atual presidente do Congresso. O cara que tem que negociar com os deputados para que o país aprove reformas e ande…definitivamente um cara que tem algum poder e que sabe usar isso. Ora mas quem foi eleito com milhões de voto pelo povo? O presidente ou Maia?

Me parece que há um grande jogo de poder nisso tudo…que gera um ruído nada positivo para bolsa e um prato cheio para os jornalistas:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora