Tônica da Semana: Já Fizemos a Mínima? O Que Está nos Preços?

 | 30.03.2020 13:37

h5 COTIDIANO NA QUARENTENA

Os dias têm sido realmente intensos, não é mesmo? Não sei vocês, mas essa ideia de quarentena em casa sentado no sofá vendo Netflix, ou entediado, sinceramente não se aplica a minha realidade! Diariamente, sou bombardeado por centenas ou milhares de mensagens nos grupos de Whatsapp de mercado que participo. Fora isso, um mar de notícias diversas: números de infectados, curvas de evolução, tratamentos para o corona etc. A isso se soma o home office numa casa com a minha linda pequena de um ano e meio. Isso torna o trabalha muito prazeroso mas, ao mesmo tempo, traz certos desafios. Ps: não reparem a bagunça.

h5 /h5 h5 O QUE ESTÁ NOS PREÇOS DOS ATIVOS? /h5

Nesse turbilhão de emoções, novas experiências e adaptação, temos que parar e pensar… Tentar manter a cabeça no lugar. Vejo muita gente impressionada com o que vem acontecendo. Não é para menos, pois é sim uma situação atípica e totalmente fora da normalidade!

Mas, para o investimento em bolsa, cabe a pergunta: o que está e o que não está nos preços?

  • É novidade que a economia e as empresas vão parar? Não. Então não se assuste com fotos de lojas e centros comerciais vazios.
  • É novidade que as empresas vão faturar menos e que o PIB, seja do Brasil ou dos EUA, vai sofrer impacto? Para mim não.
  • É novidade que, nesse cenário de crescimento do vírus, veremos hospitais lotados? Para mim, acredito que não.
  • É novidade que teremos aumento do desemprego? Não, já tivemos um spike no desemprego aqui nos EUA.

Por que comento isso?

Porque, não sendo novidade, essas notícias já estão nos preços dos ativos, em maior ou menor magnitude. Não por acaso o IBOV chegou a alcançar os 61 mil pontos acumulando uma queda de 48% da máxima a mínima. Isso significa dizer que os preços dos ativos da bolsa chegaram a valer 48% a menos por conta desses fatores que comentei acima.