O Que o Yield Americano Tem a Ver Com os Seus Investimentos - Tônica da Semana

 | 10.12.2018 09:57

Bom dia srs e sras! Estou em trânsito novamente. Essa vida de cigano não é mole!! Mas estou voltando para Inglaterra hoje, pois a saudade da esposa e da minha filhota já não cabe no peito.

Promessa é dívida. Prometo que no meio da semana dou minha opinião sobre o IPO de BMG. Vou fazer um postar aqui. Lembro que é só mais uma opinião em meio a diversas outras.

O QUE PESOU NO MERCADO

Semana passada postei “Papai Noel chegando mais cedo?” … quem leu sabe que não acredito no velhinho, ainda mais vestindo vermelho né! Pois então…tivemos 3 fatores explicam o que pesa no mercado:

  1. Mercado passa a duvidar da capacidade ou viabilidade de um acordo efetivo entre China e EUA para acabar com a guerra comercial.
  2. A diretora da Huawei foi presa no Canadá, a pedido dos EUA, algo que irrita os chineses e põe banho de água fria na aparente trégua entre os 2 países.
  3. A curva de yield americano inverte e os ursos voltam ao mercado chamando atenção para uma recessão na economia americana, em algum momento lá na frente.

INVERSÃO DA CURVA DE YIELD AMERICANA E SEUS INVESTIMENTOS

Primeiro acho que vale comentar o terceiro ponto: que raios é isso de inversão da curva de yield e porque é ruim?

De forma simples, quando as taxas de juros de curto prazo ficam mais altas que as taxas de longo prazo!

O gráfico abaixo foi o foco do mercado na semana passada. Nele você tem o diferencial de taxa entre os títulos americanos de 5 anos e 2 anos. É um menos o outro mesmo.