Tônica da Semana: PERIGO! OIL ON THE ROAD

 | 09.03.2020 12:33

Semana passada um amigo esteve me visitando aqui em Miami, o Sr. K. Em meio à turbulência do mercado, ele me deixou um presente: sua playlist do Spotify que se chama “ObrigadoPagoded” - assim mesmo, tudo junto.

Não sou pagodeiro, mas respeito e gosto de um samba. Então, na semana que passou, enquanto o mercado desmoronava, eu ouvia uma música que me ajudou… e que talvez nos ajude hoje:

Não vou desistir,
Nem desanimar,
Sei que a vida passa
Se a gente parar de lutar

Bom, o assunto do momento é o petróleo. Então vamos a ele.

h5 O que ocorreu? /h5

Eu olho pra você
E você não me quer mais
Eu pego em suas mãos,
Você não quer tentar, tentar
Recomeçar do abraço
E do primeiro beijo

Tudo isso porque Rússia, Arábia e os demais países produtores de petróleo não chegaram a um acordo sobre a produção. Moscou se recusou a apoiar cortes mais profundos na produção e isso, aparentemente, desencadeará um certo desarranjo no mercado, com a OPEP tendo uma menor capacidade de atuar como um estabilizador de preços. Vale lembrar que, em dezembro de 1985, a Arábia Saudita foi contra as medidas da OPEP e aumentou produção do petróleo para ganhar marketshare. O petróleo caiu 57% em 7 meses, o que levou uma série de empresas americanas à falência e causou a queda na confiança dos consumidores, culminando na Black Monday de 1987 .

Essa matéria resume o que se passou: Petróleo tem maior queda em em mais de uma década com divergência entre Rússia e Opep

Isso, aliado à escalada de casos do coronavírus na Itália, ajudou a derrubar as bolsas no mundo (link para acompanhar ), com destaque para os mercado no Oriente Médio - ah, na Itália bolsa cai 10%!

h5 O quão sério é? /h5

Hoje acordei tão cedo
Pensando em você,
Ensaiei aquelas velhas frases
Pra te convencer, não
Não dá pra entender

Sinceramente, meus amigos… eu acho o assunto bem sério! Vocês que me acompanham aqui sabem que eu vinha relativizando a importância do coronavírus em trazer impactos mais relevantes e duradouros para o mercado. Sigo achando que o coronavírus afeta o curto prazo…1 ou 2 trimestres e deu.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Mas essa questão do petróleo me soa bem séria e preocupante. #notgood! Três motivos me geram essa preocupação.

h5 Três motivos de preocupação/h5

O mercado teme agora que venhamos a reviver 2014, quando Arábia Saudita e Rússia batalhavam por fatias de mercado com os produtores de “shale” dos Estados Unidos.

  • Preços de petróleo muito baixos tornam a produção e a exploração insustentáveis para muitas empresas. Isso tem um impacto gigantesco na cadeia de petróleo como um todo. Se isso se mantiver, tendemos a ver demissões e quebradeira no setor, o que não é nada bom! Se empresas quebram, eventualmente instituições financeiras tomariam um calote. Ou seja, o contágio poderia ir além do mercado de petróleo.
  • Preço de petróleo muito baixo afeta a sustentabilidade e solvência fiscal de diversos países do Oriente Médio. A @Helocruz fez uma thread que ficou boa sobre, em especial, os seguintes gráficos: