Uma Crise para Chamar de Minha - Tônica da Semana

 | 27.04.2020 13:05

h5 Bull in politics, bear in market

Desde quando criei o Bugg em 2016, auge do conflito e das discussões políticas, busquei evitar o assunto como tópico principal, ainda que por vezes ele tenha sido, tal qual agora. Política pode ser conversada no bar ou no churrasco de domingo. Acho uma seara ingrata.

“Bolsonaro foi traído” ; “Bolsonaro está perdido” ; “Moro errou” ; “Moro acertou” ; “Paulo Guedes é o próximo hein” ; “vai cair” ; “não vai cair” ; “não tem governabilidade” ; “vai se juntar com o centrão” ; “vai dar guinada no governo”...

Obviamente tenho opinião sobre tudo isso, mas ela é apenas mais uma no meio de tantas. De forma prática, qual o proveito prático desse tipo de discussão? Levar à seguinte conclusão:

“Bull in politics, bear in market”. Ou, ainda: “Bull market in politics means bear market in risk assets”

Nem lembro quando ouvi essa máxima, mas acho muito verdade. Quando o assunto/tônica do momento se tornam a política, seus desdobramentos e crises, o mercado fica em segundo plano e os agentes acabam se guiando por manchetes que mudam dia após dia.

Não por acaso o risco país, que já vinha em alta com os receios dos desdobramentos do corona+petróleo por aqui, saltou. Abaixo, gráfico do CDS da dívida brasileira (espécie de seguro, sua alta mostra que ficou mais caro se proteger de qualquer interpérie que aconteça no Brasil).