Três Fatores a Serem Observados no Mercado de Energia com a Alta do Petróleo

 | 14.03.2019 06:04

Artigo publicado originalmente em inglês no dia 14/3/2019

Enquanto a geopolítica e os desastres no setor de transporte impactam os mercados de petróleo e combustíveis, os CEOs de algumas empresas petrolíferas parecem estar mais preocupados com a mudança climática e o ambientalismo. Para os traders de petróleo e ações, é preciso ficar de olhos atentos a essas novas estratégias corporativas.

h2 1. Grandes petrolíferas adotam diferentes estratégias/h2

As grandes petrolíferas estão adotando diferentes estratégias para atrair os investidores. Os baixos preços do petróleo reduziram seus lucros nos últimos anos, enquanto empresas como BP (NYSE:BP), Equinor (NYSE:EQNR) (antiga Statoil) e Royal Dutch Shell (NYSE:RDSa) atribuem a perda de confiança dos investidores ao fato de não estarem lidando adequadamente com a mudança climática. A BP e a Equinor acreditam que falar com os investidores sobre questões climáticas e a contribuição do petróleo nesse assunto melhorará sua imagem. É questionável se essa estratégia de questionar repetidamente a moralidade de todos os negócios envolvendo hidrocarbonetos será capaz de recuperar a confiança dos investidores e os preços das ações.

A Royal Dutch Shell está basicamente se reformulando como uma empresa de energia, em vez de uma petrolífera. Ela busca se tornar “a maior empresa mundial do setor elétrico” até o início da década de 2030. A Shell tem vendido grande parte dos seus ativos de exploração e produção para adquirir, em seu lugar, ativos de energia renovável. De fato, a Shell está participando de um processo de licitação para construir parques eólicos no Mar do Norte. As margens dos fornecedores de eletricidade são geralmente muito menores do que as das petrolíferas, portanto, ainda não é certo se a Shell, na condição de empresa de energia, será capaz de conseguir os retornos de 8%-12% que procura.

Outras grandes petrolíferas, como a Hess (NYSE:HES), a Chevron (NYSE:CVX) e a Exxon Mobil (NYSE:XOM) estão se concentrando mais em aspectos tradicionais. O CEO da Hess, John Hess, falou recentemente sobre a venda de ativos de exploração e produção de alto custo. A Chevron e a Exxon estão expandindo as perfurações na região do Permiano, onde têm bom acesso a oleodutos e meios de distribuição.

h2 2. Produção de petróleo e sanções/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os preços do petróleo subiram ontem, após notícias de que o crescimento da produção na região do Permiano foi superestimado em dezembro, janeiro e fevereiro.