Trigo, Commodity Mais Política do Mundo, Está nas Mãos de Vladimir Putin

 | 16.11.2021 11:36

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

  • EUA são os maiores produtores de soja e milho
  • Trigo é uma outra história
  • O trigo é a commodity mais política do mundo
  • Movimento até nova máxima plurianual
  • WEAT é um fundo que investe em trigo na CBOT

O aumento das pressões inflacionárias provocou um tsunami de liquidez e estímulos econômicos por parte dos bancos centrais e governos, o que, em conjunto com os problemas causados pela pandemia nas cadeias de fornecimento, criou um bull market nas commodities. O primeiro mercado a atingir nova máxima histórica foi o ouro, que subiu para US$2063 em agosto de 2020. O metal precioso já vinha subindo antes de a pandemia causar uma reviravolta nos mercados, atingindo níveis recordes em várias divisas em 2019. O ouro passou o “bastão" de alta para outras matérias-primas, após seu preço perder força e corrigir.

Em maio de 2021, a madeira, o cobre e o paládio registraram novos preços recordes. Diversas outras commodities, como carvão, petróleo, gás natural, grãos e soja, café, açúcar e algodão, atingiram máxima plurianuais no último ano. Em outubro, as commodities energéticas continuaram registrando picos mais altos. No início de novembro, o algodão e o trigo futuro também se valorizaram até máximas plurianuais.

Quando instada a dizer qual commodity tem maior impacto político no mundo, a maioria dos participantes do mercado tende a citar o petróleo. Afinal, mais da metade das reservas mundiais estão no Oriente Médio, região mais turbulenta do planeta. O petróleo continua movendo o mundo. Mas eu discordo dessa visão.

Ao longo da história, a escassez de trigo e a alta dos seus preços causaram os maiores estragos políticos, derrubando governos inteiros, na medida em que ele é o ingrediente principal do pão, fonte nutricional essencial ao redor do mundo. O fundo Teucrium Wheat (NYSE:WEAT) rastreia os preços do mercado futuro do trigo na CBOT, que serve de referência para a cotação do produto no mundo. A Rússia é o maior país exportador de trigo do planeta.

h2 EUA são os maiores produtores de soja e milho/h2

Os Estados Unidos lideram a produção de milho e soja e são os exportadores mais influentes do grão e da semente oleaginosa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na terça-feira, 9 de novembro, o USDA, departamento de agricultura dos EUA, divulgou seu último relatório WASDE, que fornece estimativas de oferta e demanda agrícolas no mundo. Muitos produtores e consumidores acompanham esse relatório mensal, que se tornou referência para dados de produção e consumo no setor. O WASDE de novembro mostrou-se mais otimista com os preços da soja e do milho, que passaram a subir após sua divulgação.

Em novembro de 2021, os preços da soja continuavam bastante acima da cotação registrada no mesmo mês do ano passado, enquanto a soja continuava no mesmo nível.