Trump, Eleições e os Destaques da Semana

 | 20.07.2018 12:15

Donald Trump no cenário externo e eleições no cenário interno. Em resumo, esses foram os dois principais destaques da semana, que teve ainda a divulgação do IBC-Br de maio, índice do Banco Central que mede a atividade da economia brasileira.

Lá fora, seguem as tensões em torno de uma guerra comercial envolvendo não só Estados Unidos e China, mas também União Europeia e outros países do globo, como Canadá, México e Turquia. Esta semana, tantos os EUA quanto a China entraram com ações na OMC contra medidas tarifárias.

Trump protagonizou fatos inusitados em evento na Finlândia, onde se encontrou com o russo Vladimir Putin. Primeiro, negou que a Rússia interferiu nas eleições americanas de 2016. No dia seguinte, após forte polêmica, disse que se expressou mal, voltou atrás e afirmou aceitar a conclusão das investigações feitas pela Inteligência dos EUA sobre o assunto – de que houve, sim, interferência russa no pleito.

O presidente americano se pronunciou também, esta semana, sobre a taxa de juros do país. Trump disse que está insatisfeito com a alta promovida pelo Fed, o banco central dos EUA.

Enquanto isso, os pedidos de auxílio desemprego nos Estados Unidos ficaram em 207 mil na última semana, menor nível desde o fim da década de 1960 e abaixo das expectativas, num sinal de forte crescimento econômico do país, o que reforçaria a política do Fed de elevar os juros e, talvez, acelerar a alta que vem promovendo de forma gradual.

No Brasil, destaque para o recuo de 3,34% da atividade econômica em maio, de acordo com o IBC-Br, já refletindo o impacto da greve dos caminhoneiros.

Já a inflação de julho, medida pelo IPCA-15, desacelerou para 0,64%, após a alta sentida devido à greve.

Quanto aos combustíveis, a ANP informou que não vai estabelecer periodicidade mínima para os reajustes de preço.

E, com a proximidade de outubro, ganham a cada dia mais espaço no noticiário as articulações político-eleitorais. Repercutiram as especulações em torno do vice de Jair Bolsonaro, ainda indefinido; as declarações de Ciro Gomes sobre o acordo Boeing/Embraer e suas ofensas ao promotor(a) que pediu a abertura de inquérito no caso do “capitãozinho do mato”; e o quase fechado acordo do chamado blocão ou centrão à candidatura de Geraldo Alckmin.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa mudou de direção e registrou valorização de 0,16%, aos 77.486 pontos. No mercado cambial, o dólar encerrou em alta de 0,13%, cotado a R$ 3,893.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações