Trump Enfraquece Indústria Automobilística Mexicana

 | 07.02.2017 10:39

Fabricantes de automóveis de todo o mundo esperavam uma festa de vitória depois da reunião de Logística Automotiva realizada na Cidade do México na semana passada, mas foram mais tarde decepcionados depois que Donald Trump ganhou a presidência dos Estados Unidos.

O setor de fabricação de automóveis teria sido ameaçado pela políticas comerciais de Trump, alegando que poderia pesar ao longo das duas décadas de crescimento do setor.

As frustrações começaram com os tweets de Trump depois que ele atacou a Forward Industries Inc (NASDAQ:FORD) e a General Motors (NYSE:GM) com a exportação de carros pequenos dos fabricantes do México para os Estados Unidos.

Enquanto isso uma ordem executivas foi emitida por Trump em 25 de Janeiro, impondo barreiras na fronteira do sul, Seguido pelo secretário de imprensa do presidente, que ordenou que as montadoras pagassem um imposto de 20% sobre as importações mexicanas.

O México produziu um total de 3,5 milhões de veículos de passeio em 2016,um aumento de 67% em relação a uma leitura anterior de 2,1 milhões em 2008, de acordo com a Associação Mexicana da Indústria Automotiva.

O país se tornou o quarto maior exportador mundial de automóveis, depois da Alemanha, Japão e Coréia do Sul.