Risco-Trump Aumenta e Pode Ser Positivo para o Ibovespa

 | 03.10.2016 10:00

Achei importante abrir a tônica desse mês passando um pouco da minha cabeça em termos mais amplos puro exercício próprio de pensar mercado. Tipo quando tu te deparas com uma linha de trem. pare, olhe, escute.

Viemos de mais de 2 meses de uma lateralidade (em termos de índice). Não sou grafista, mas aprendi que isso pode ser chamado de acumulação. acumula pra quê? Para estourar para algum lado. Se fosse pelos eventos que vemos externamente seria levado a pensar que esse negócio desaba. No entanto, olhando internamente penso que seguimos uma tendência de melhora – macroeconomia vai ser ajustada, descompressão de múltiplos das empresas de bolsa segue seu curso, base de comparação fraca corrobora um cenário de melhora de PIB, instituições seguem existindo (falo da lava-jato). logo, sigo otimista com Brasil.

Para outubro penso que:

(i) o risco-Trump se materializa e a eleição vai ser muito apertada gerando uma incerteza monstra no mercado. Não obstante, a perspectiva de Trump na presidência vem afetando o mercado e a moeda mexicana (vide gráfico que mostra a correlação da valorização do dólar com a melhora do Trump nas pesquisas). ruim para eles, mas pode ser positivo para nós, pois poderia levar a migração de recursos hoje investidos lá, para cá;