Bovespa em Queda! Não Diga que Não Avisei

 | 14.11.2016 16:04

NÃO DIGAM QUE NÃO AVISEI!!! BRASIL – REVERSOR INDEX E BOTÃO EJECT?!

Está registrado. Cá estamos nós 9% abaixo nos 59k. Falei, saiu na capa da EXAME, não pensa, VENDE!

E O TRADE AQUELE.

Outra coisa que comentei na tônica da semana passada foi a compra de uma PUT de BOVA. Lembram?

“Trade arriscado. Com isso, acho justo aquela “apostinha” numa PUT Trump. Uma opção de venda de BOVA ou S&P, uma call no dólar, uma posiçãozinha no ouro…vai que né?!”

TÔNICA DA SEMANA – 20161107

Só pra botar em contexto que o Ibov caiu 9%, o dólar saltou dos R$ 3,2 e chegou a bater R$ 3,50. Mas nem tudo teria dado certo. Não sou Empiricus, logo aquilo que não teria dado certo eu mostro! A compra de ouro ou venda de S&P não foram boas opções.

ENTENDENDO.

Pois bem o que sacudiu a semana: (i) efeito Trump que trouxe volatilidade no primeiro momento, mas logo após, com um discurso brando e a expectativa com um pacote de investimentos massivos em infra-estrutura, acabou mudando o tabuleiro de investimentos no mundo; (ii) reprecificação de ativos em contexto global com preferência por industrials e bancos nos EUA, aumento da expectativa de elevação de juros nos EUA que puxou a curva de juros lá, maior força no Dólar, puxada das commodities seja por bolha, seja pela expectativa de demanda; (iii) e ainda tivemos o pronunciamento do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e o suposto cheque apresentado pela defesa de Dilma tentando incriminar Temer.

Sobre os efeitos do TRUMP escrevi um post na quarta onde chamei atenção mais uma vez para essa questão do dólar. E O CISNE NEGRO POUSA NA SALA .

OLHANDO PRA FRENTE… RECUPERA?

Seguindo a lógica dos pontos levantados acima.

Ponto III: Sobre as denúncias, parece meio exagero…mas na paúra teve gente falando que a chapa Dilme/Temer poderia ser impugnada e teríamos o caos de novo. Acho exagero e não aposto nisso não, mas de qualquer forma olhando por essa ótica penso que tem volatilidade e receio ainda para apostas mais pesadas no IBOV esse mês porque temos Cunha e Odebrecht ainda falando. E pelo lado positivo não vejo evento político algum que seja trigger pra nossa bolsa.

Ponto I: Penso que a paúra com Trump já passou e volatilidade tende a diminuir. Diminuir, não desaparecer, pois ninguém sabe efetivamente como será seu governo. As indicações das próximas semanas podem acalmar mercado. Sigo achando que tem muito exagero na mesa e que isso acalma, o que é bom pra nós.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ponto II: aqui uma dúvida cruel! Não sei dizer mas acho que há um exagero enorme com as commodities. Abordo mais isso no meu post American Recovery and Reinvestment Act of 2009 ) e nem por isso tivemos uma reprecificação monstra de commodities e afins. Então acho que mercado está exagerando.

Em suma acho cedo para recuperação. Penso que é muito mais uma semana de estabilização pós paúra, mercado parando para respirar. Aqui fica difícil distinguir o que é análise de “esperança” digamos assim. Além do mais grande parte da realização que vimos foi decorrente de fluxo, logo fica difícil estimar quando isso será estancado.

“In the short-term the election of Donald Trump as president is causing a bit of uncertainty and markets tend to overreact to that,” said Shane Oliver, Sydney-based head of investment strategy at AMP Capital Investors Ltd., which manages about $121 billion. “I suspect the dust will settle down in the next couple of months and this sort of market overreaction will provide opportunities.”

No mais temos a agenda que acaba sendo menos importante nesse momento.

Agenda:

Segunda: temos dados da produção industrial na China e investimentos em ativos fixos; produção industrial também na Europa e fala do Mr.Draghi; nos EUA temos discursos de alguns do FED

Terça: é feriado no BR, mas o mercado não para, temos o PIB trimestral e o índice Zew de atividade econômica, ambos os dados de Alemanha e da Europa em nível agregado; tem o CPI inglês; e nos EUA as vendas no varejo, estoques das empresas e o índice Empire State de atividade industrial.

Quarta: desemprego no UK; PPI, produção industrial e estoques de petróleo nos EUA.

Quinta: vendas no varejo inglês; CPI na Europa; dados de housing nos EUA, além do CPI, índice de atividade industrial da Filadélfia e pedidos de desemprego. Também temos Jannet Yellen discursando.

Sexta: teremos finalmente um dia calmo? Quem sabe…ao menos a agenda é tranquila. Temos o PPI da Alemanha, outro discurso do Draghi e um discurso do presidente do BundesBank. Ah tem uns diretores do FED falando.

E temos ainda uma porrada de balanços.

Ahh e teve a entrevista do Trump. O cara insiste no muro?!?! Tsic, tsic!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações