Os Touros Estão com Tudo!

 | 20.02.2017 13:26

Tônica da Semana 20/02/2017

Bom vamos lá…aparentemente tudo segue como temos visto…volatilidade lá embaixo, nos EUA temos feriado, mas movimento de sexta mostra que os touros estão com tudo…

O que chama atenção é que todos querem o Brasil?

hehehe

É o que parece…imagina com um presidente de verdade, ou que faça o que tem que ser feito…vou ser tendencioso, mas fico pensando o que aconteceria com João Dória na presidência….melhor nem sonhar por enquanto…rs

Mas veja que capital de longo prazo vem entrando no Brasil…caso por exemplo da Heineken…que com comprou a Brasil Kirin…eles disseram que querem que o Brasil seja o seu maior mercado. Presidente do grupo deu uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo e afirmou que, agora, vai dobrar a participação da cervejaria holandesa no setor, dando um salto industrial, com 12 novas fábricas e mais 10 mil funcionários.

Em termos de atividade, as coisas continuam como estavam…tivemos o IBC-Br que mostra que a atividade econômica segue decepcionando … mas “who cares??”.

IBC-br

Redução do risco país e queda de juros tem dado a tônica dessa entrada massiva de capital no Brasil. Dá uma olhada nesse gráfico do pessoal da Guide sobre a curva de juros…em uma semana a curva já abaixo com a expectativa cada vez mais forte de uma inflação cedendo bem…

Curva

Focus mostrou isso mais uma vez nessa segunda:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Já disse aqui que pra mim, os principais temas do ano são:

(i) queda de juros;

(ii) reformas econômicas – trabalhista, tributária e previdêcia;

(iii) estabilização de um cenário macroeconômico favorável.

Esses são os drivers do ano…assim como ano passado o principal foi a mudança na política…

Por ora, a meu ver, o foco vai se dar na reforma da previdência que começa a transitar na Câmara e tudo mais. Oposição já está trabalhando para barrar…embate vai ser bom e deve roubar a cena…especialmente pós carnaval.

Agora tem outro fator que tem nos ajudado também…é um vento de cauda favorável…o qual o Lulinha já teve e, agora, o “Cobra Temer” está tendo.

Um recente relatório da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) mostrou que no último ano os termos de troca brasileiros quase dobraram, e já estão no nível de meados de 2010. Isso é a relação dos preços das exportações e das importações brasileiras, ou seja, essa elevação significa que o que compramos do mundo ficou mais barato comparado ao que vendemos para o mundo, ou vice-versa.

Basicamente são as commodities que se valorizaram por conta da volta do crescimento sincronizado no mundo: há notícias positivas nos Estados Unidos, Europa, Japão e China….isso nos ajuda muito! Dá uma olhada no gráfico em 2016:

Portanto, aquela ideia mais “bearish” de que se houver elevação das taxas de juros americanas, como muitos imaginam e já vem sendo colocado na curva, isso não significa necessariamente que os capitais vão sair do Brasil e o real se desvalorizará.

Em termo de agenda:

Segunda: começamos a semana de forma meio estranha…feriado nos EUA reduz a liquidez por aqui, mas vencimento de opções de ações compensa… temos ainda o PPI alemão; e a confiança do consumidor da zona do Euro.

Terça: temos PMI’s tanto industrial quanto o número composto na Alemanha e zona do Euro; ainda na Europa tem a reunião de ministros de finanças..importante nesse momento em que preocupações com Grécia estão novamente no radar. Temos ainda PMI da indústria e serviço nos EUA, além de discursos de diretores do FED.

Quarta: dados de expectativas de negócios na Alemanha, PIB do UK e CPI da zona do Euro. Nos EUA tem dados de vendas de casas usadas e ata do FOMC. No Brasil tem a decisão de juros…será que vem 1p.p. de corte na Selic?

Quinta: PIB da Alemanha, pedidos de auxílio desemprego e estoques de petróleo.

Sexta: dados de emprego no Brasil. Nos EUA é dia da confiança do consumidor de Michigan e de dados das vendas de casas novas.

Uma porrada de resultados saindo essa semana:

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações