Um Rali das Commodities Poderia Fazer o IBOV Superar a Correção?

 | 13.06.2017 14:11

O ano de 2016 foi um ótimo ano para commodities . Em especial o Minério de Ferro e o Petróleo, que alcançaram mínimas em fevereiro de 2016 tiveram uma reviravolta e se recuperam significativamente ao longo do ano. Não à toa, o IBOV seguiu a mesma toada. O ano de 2017 começou com a polaridade invertida. Janeiro e fevereiro foram bons meses para o petróleo e minério mas a partir do final de fevereiro as coisas azedaram e as commodities de forma geral entraram em correção (fato que se nota no gráfico do DJ commodity Index). Interessante notar a coincidência na movimentação dos preços de commodities que aparentemente não tem qualquer ligação fundamental.

Agora essas duas commodities podem estar iniciando fase de recuperação. A análise aqui é puramente grafista. Pelo lado do óleo, temos um possível pivô de alta. O suporte de alta no canal de alta no RSI e suporte na banda de Boillinger lateralizada (condição onde funciona melhor como suporte) também fazem o caso para um rali. Por fim, a última perna de queda retraiu 38,2% (retração de ouro) de todo o rali desde de fev de 2016 até 2017. Por mais que não seja uma recuperação definitiva acredito em rali nas próximas semanas.

Petróleo e Minério de Ferro (Gráfico Dinâmico aqui )

O minério já apresenta um quadro mais difícil para os otimistas. A tendência é de queda franca. No entanto, temos uma região de suporte que pode muito bem funcionar. O RSI indica um estado de overbought com divergência de fundo no gráfico diário. Nada disso garante um rali mas não ficaria surpreso em ver o preço voltar a subir desta região.

O índice Dow Jones Commodity apresenta condição parecida com o petróleo. Pivô de alta mas com retração profunda. Suporte do canal de alta no RSI (gráfico diário). Um paralelo da situação atual pode ser traçado com a movimentação do último mês de agosto, no qual tivemos o que poderia ser chamada de onda 2 corrigindo quase 100% de onda 1 para em seguida disparar. A semelhança é grande tanto no price action quanto no RSI.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Índice Dow Jones de Commodities (Gráfico dinâmico aqui )

Os 4 gráficos mostrados abaixo são dos índices Dow Jones das 4 principais commodities para o mercado brasileiro, excetuando-se Minério de Ferro e Petróleo analisadas separadamente: Café, Soja, Gado e Açúcar. Coincidência ou não o Café, Soja e Açúcar estão sobre retração de fib de 77% em relação ao rali de 2016/2017 das commodities. Embora a correlação temporal deste rali não seja perfeita, ela existe e nos leva. Se o suporte de fibonacci funcionar, poderemos ver um rali também dessas commodities. Tal visão se alinha com o possível rali identificado no Índice Dow Jones de commodities (índice amplo) e com o viés de alta para o petróleo.

Quatro commodities especialmente importantes para o Brasil: Café, Açúcar, Gado e Soja (gráfico dinâmico aqui )

O ponto é: confirmando-se essa análise otimista destas commodities, elas poderiam nos tirar dessa espiral negativa na qual o IBOV entrou? Mesmo sem a aprovação das reformas? Em 2016 foi isso que aconteceu. O cenário político era pior e o econômico também. É uma lógica de soma de vetores. Não seria surpresa ver uma coincidência de ralis do mercado acionário brasileiro e de commodities. É uma lógica de soma de vetores.

Todas as minhas análises estão no meu perfil do Tradingview

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações