Uma Bolha na Bovespa?

 | 04.03.2016 11:25

Façamos uma pergunta aparentemente sem sentido: por que essa arremetida para o alto no dia três de março? Evidentemente, sabemos que é impossível prever o futuro nesse campo, e deveríamos sempre desconfiar dos analistas que confundem o seu ofício com a cartomancia e se põe a analisar gráficos com a mesma perspicácia com que o mago contempla a bola de cristal.

Contudo, alguns dados ajudam-nos a explicar o fenômeno DEPOIS que este ocorreu, a saber: a valorização da moeda chinesa frente ao dólar, os preços em alta do petróleo, os indicadores do déficit público norte-americano e de sua economia, que não melhoraram, ao lado dos parâmetros europeus que há tempos cambaleiam. Sabemos que o FED emite quatro bilhões de dólares diariamente para cobrir a dívida pública, ou seja: há muita moeda circulando, e uma parte vem especular nos trópicos brasileiros (derrubando a cotação do dólar).

E aqui entramos no campo das possibilidades: dois papeis despertam a atenção, mas recomendo apenas um para investimentos (não para o momento). O primeiro é o SANB3 (SA:SANB3) que disparou cerca de dez por cento ontem. As ações do Santander abriram a 8,06 e fecharam a espantosos 10,00. Nesse caso, deixando a embriaguez lucrativa de lado, observamos que o valor está muito acima da média dos últimos cinco anos, embora os fundamentos da empresa sejam bons. Evidência de bolha?

O outro papel é o tóxico GGBR4 da Gerdau (SA:GGBR4), gigante outrora poderosa nos ramos siderúrgicos, mas hoje acumulando dívida e prejuízos titânicos, proporcionais ao seu passado de glória. A GGBR4 abriu a 3,79 e atingiu alta de 4,14. Duvido muito que um investidor experiente iria enfunar essas folhas sem outro propósito que o especulativo, em outras palavras: realizar o lucro assim que possível, como em um blefe de pôquer. Claro que não sou cartomante, mas apenas um humilde professor a analisar o mercado (mas se for permitido um palpite em meio a mesa de apostas, eu diria que se trata de uma bolha).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações