Uma Estratégia Para Vencer o Mercado?

 | 12.06.2020 09:01

Hoje dividirei com vocês algo que julgo bem interessante: uma estratégia de investimento em ações da bolsa que vem se mostrando robusta ao longo dos anos (analisei até 2007). A estratégia é bastante simples e conhecida por 1/n (leia-se: estratégia um sobre ene). Isto pois você pegará o montante destinado a investimentos em ações e dividirá este montante por cem, investindo, portanto, quantias iguais em cada um dos cem papéis constituintes do IBrX 100 (índice com as cem ações e units mais líquidos da B3 (SA:B3SA3)).

Tal estratégia é atrativa por sua simplicidade pois automatiza as duas decisões importantes na hora de formar a carteira: que ativos comporão a carteira e em quais proporções? Respostas: simplesmente todos os cem papéis do IBrX 100 entrarão na sua carteira e com a mesmíssima proporção financeira. E então você simplesmente esqueceria da sua carteira por um mês, quando então você voltaria para rebalanceá-la, ou seja, para comprar papéis que eventualmente tenham entrado no índice (e vender aqueles que saíram), bem como reajustar os montantes financeiros investidos em cada um deles para que tornassem a ser iguais. Por esse motivo, a chamarei de estratégia 1/n mensal.

Vamos ver como esta carteira estaria performando em 2020, se comparada aos dois principais índices amplos da bolsa? Pois bem, enquanto o Ibovespa e o IBrX 100 estão perdendo, respectivamente, 18,1% e 17,9% neste ano, nossa carteira estaria perdendo menos: 15,0%. E em junho, que tem se mostrado um mês de franca recuperação do mercado de ações? Ibovespa e IBrX 100 subiram 8,3% enquanto nosso índice já acumula 11,0% de ganhos. Quer ir mais para trás? A tabela abaixo indica quanto um investidor teria hoje ao se investir R$ 10.000,00 em cada um dos índices e em nossa estratégia caso tivesse iniciado tal investimento no início de cada ano: