Uma Nova Metodologia para Escolher Fundos de Ações (FIA)

 | 23.12.2022 08:30

Olá, pessoal! Hoje compartilharei com vocês os resultados de um trabalho acadêmico publicado há alguns anos em coautoria com João Antonio de Mendonça Junior e o Prof. Ricardo Pereira Câmara Leal, meu colega no Coppead-UFRJ. Não à toa, João é atualmente Head de Analytics da Área de Soluções de Investimentos em fundos de fundos na BRAM – Bradesco Asset Management. O artigo foi publicado na RAC – Revista de Administração Contemporânea (A2, patamar mais alto alcançado por revistas acadêmicas brasileiras) e pode ser encontrado na minha homepage (carlosheitorcampani.com) sob o título “A Escolha de Fundos de Ações e o Investidor Individual”.

O artigo propõe um modelo de pontuação (baseado em uma regressão logística) para investidores ranquearem e, portanto, escolherem fundos de investimento em ações (FIA) que têm maior propensão a performar bem no período seguinte. A amostra contou com a análise de 1.417 fundos, dos quais menos de 10% apresentaram alfa positivo e significativo: perceba que isso faz com que a tarefa de escolher aqueles que performarão bem no período seguinte seja ainda mais desafiadora. O alfa é uma relevante medida de performance bastante utilizada no mercado e que considera rentabilidade, mas penaliza o risco: se você não conhece bem essa medida, explico-a didaticamente neste outro artigo que escrevi nesta coluna – não deixe de aprender.

Em resumo, o modelo desenvolvido no artigo aponta o desempenho passado como a característica mais importante para selecionar um FIA com alfa significativamente positivo. A gestão independente, o investimento em cotas de outros fundos de ações (diversificação entre fundos) e o fato de o fundo ser iniciante ou, pelo menos, menos longevos também são importantes nessa seleção. Os testes indicaram que os FIA de maior pontuação exibiram alfas significativamente positivos frequentemente e pouquíssimas vezes negativos. O principal resultado do artigo se encontra apresentado na tabela a seguir, retirada do documento original.