Unidas Tem Alta de 32% no Ebitda no 3T19

 | 08.11.2019 15:57

Unidas (LCAM3 (SA:LCAM3) ou Locamerica) para os mais antigos) foi a última das locadoras a divulgar resultados para o 3T19.

Neste espaço, comentamos sobre as 3: como Localiza (SA:RENT3) veio bom, mas com margens impactadas, e como Movida (SA:MOVI3) veio fortíssima.

Unidas, nossa escolha como a melhor ação para 2019, veio dentro do esperado e mantendo seu ritmo forte de expansão.

Os números são impressionantes – e simples de entender. Unidas compra mais carros, coloca os carros para serem alugados e rouba mercado das locadoras pequenas (linda).

Essa dinâmica elevou em +28 por cento sua frota, receita líquida subiu +52 por cento, Ebitda +32 por cento e lucro +44 por cento.

A receita de RAC (aluguel de carros, +54 por cento) cresceu com uma maior frota operacional, mesmo com a redução de 11 lojas e tarifa média -7 por cento. Enquanto em GTF (gestão de frotas, +23 por cento), o crescimento da frota veio acompanhado de uma tarifa média +14 por cento.

No 3T19, Unidas comprou 34 mil carros e vendeu 18 mil. Com isso, Seminovos (receita +70 por cento), com 30 novas lojas, carros mais novos e um mix melhor (carros mais vendáveis), cresceu tanto em volume de vendas, quanto em preço médio de venda.

Vender carros não é como as locadoras ganham dinheiro, mas é de onde elas podem perder. Com frotas enormes (154 mil carros), comprar e vender é central para o negócio.

Colhendo os benefícios do crescimento, que dilui custos, todos os segmentos apresentaram evolução de margem Ebitda. No RAC foram +1,1 p.p., em GTF +0,4 p.p.

Por fim, o gráfico mais importante da bolsa: