Vale a Pena Comprar Ações da Petrobras (Apenas) Para Receber os Dividendos?

 | 01.08.2022 12:42

A Petrobras (BVMF:PETR4) é a baleia-azul dos dividendos no mercado de capitais brasileiro. A companhia informou na última quinta-feira, 28, o pagamento de 88 bilhões de reais em dividendos a seus acionistas. Serão pagos 6,732 reais por ação preferencial e ordinária.

O dividendo gigante equivale ao valor de mercado da Localiza (BVMF:RENT3), com 56 bilhões de reais, somado ao valor da TIM Brasil (BVMF:TIMS3), com 31 bilhões de reais, ou a capitalização de mercado da Gerdau (BVMF:GGBR4), com 39 bilhões de reais, mais o valor da Natura (BVMF:NTCO3), próximo a 22 bilhões de reais, pela cotação de fechamento de sexta na B3 (BVMF:B3SA3).

Do montante, 32,1 bilhões de reais serão pagos à União, a maior acionista da estatal — incluindo BNDES e BNDESPar.

Apenas no primeiro trimestre do ano, a companhia pagou 48,5 bilhões de reais em dividendos, o suficiente para bancar a PEC dos Auxílios, aprovada no fim de junho, com gastos de 41,25 bilhões de reais.

h2 Como ter direito aos dividendos da Petrobras?/h2

O pagamento será feito em duas parcelas: 3,37 reais em 31 de agosto (a partir de 08 de setembro para os detentores de ADRs) e 3,37 reais em 20 de setembro (a partir de 27 de setembro para os detentores de ADRs).

Terão direito aos recursos os acionistas posicionados na ação até o dia 11 de agosto. A partir de 12 de agosto, os papéis serão negociados a ex-direitos. Já para os detentores de ADRs, a data de corte é 15 de agosto.

h2 Vale a pena comprar (apenas) para receber os proventos?/h2

Minha recomendação é não entrar em Petrobras porque os dividendos recordes, apesar de robustos, não são sustentáveis.

Embora a geração de caixa operacional tenha sido impulsionada, principalmente, pelos preços mais altos do petróleo no mercado internacional, que subiram +10 por cento no período, ficando na média em torno de 112 dólares o barril do tipo Brent, o lucro foi impactado também por entradas referentes a desinvestimentos de ativos de seu portfólio. Ou seja, um evento não recorrente.

O montante distribuído pela Petrobras continua inacreditável, mas vemos que a companhia pode não repetir o nível recorde de pagamentos em um futuro próximo.

A dependência da estatal aos preços praticados no mercado internacional pode ser uma desvantagem para o investimento, uma vez que o ciclo de alta dessa commodity pode virar — e ninguém sabe quando isso vai acontecer.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nos últimos 12 meses, o desempenho dos papéis da Petrobras acompanhou o preço do petróleo. Assim, uma oscilação na cotação desta commodity é suficiente para trazer uma certa volatilidade, pois é um fator externo do qual não temos controle e que depende de diversas variáveis.