Veja a Melhor Carteira Recomendada de Abril, que Rendeu +13,4% ao Investidor

 | 02.05.2019 09:00

Os investidores viram em abril uma melhoria no ambiente político em Brasília com a articulação para a aprovação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e a instalação da Comissão Especial para analisar o projeto.

O encaminhamento da reforma trouxe certo otimismo ao mercado depois de o governo mostrar falta de capacidade de articular uma base aliada e disputas internas e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, abalarem o humor dos investidores.

O Ibovespa encerrou abril com leve alta de 0,98% aos 96.353 pontos, com variação de 92,3 mil a 97,6 mil pontos durante o mês, sem força para alcançar os 100 mil pontos tocado em março.

Internamente, pesou durante o mês a decisão de Jair Bolsonaro de intervir nos preços dos combustíveis da Petrobras. O movimento pegou o mercado de surpresa e relembrou o histórico intervencionista do presidente. Pelo viés positivo, o governo conseguiu desarticular e adiar uma movimentação de greve dos caminhoneiros.

Abril também foi marcado pelo avanço do dólar, que superou novamente os R$ 4,00 no final do mês, acompanhando uma direção global de valorização da moeda.

No exterior, os investidores seguem acompanhando a negociação entre China e EUA para pôr um fim da guerra comercial entre as principais economias, além da atenção ao petróleo com receio de uma redução na oferta global com a crise na Líbia e Venezuela e as sanções ao Irã.

Modal lidera com aposta em carnes

Do total de 20 carteiras recomendadas acompanhadas pelo Investing.com Brasil, 12 conseguiram retornar valor ao investidor, enquanto 8 encerraram abril com perdas em seu portfólio.