Veja a Melhor Carteira Recomendada de Maio

 | 05.06.2019 15:25

A volatilidade e a crescente aversão ao risco com preocupações ao crescimento econômico global foram regras nos mercados mundiais durante maio, graças ao presidente tuiteiro dos EUA Donald Trump, que renovou a guerra comercial entre EUA e China e abriu um novo flanco de disputa com o México.

A elevação de tarifas contra produtos chineses nos EUA e a inclusão da Huawei em uma lista de empresas com restrições de negócios nos EUA foram o novo capítulo da disputa sino-americana. Já a insatisfação americana com a imigração ilegal na fronteira com o México levou Trump a ameaçar a imposição de tarifas contra produtos do país vizinho.

A renovação da guerra comercial entre EUA e China não impediu, no entanto, o Ibovespa de fechar o primeiro maio no azul desde 2009. O principal índice acionário brasileiro subiu 0,69% no mês, com a ajuda dos ganhos acumulados de 7,81% nas duas últimas semanas. O índice chegou a ter perdas acumuladas de 6,6% até a sessão do dia 17, quando atingiu a mínima intradia de 89,4 mil pontos e encerrou a 89,9 mil pontos.

A volatilidade também atingiu o dólar. Apesar de encerrar o mês com uma ligeira alta de 0,04% a R$ 3,92, a moeda americana atingiu o pico de R$ 4,12 em 20 de maio com cenário externo adverso e incertezas políticas internas.

Os atritos entre Congresso e Palácio do Planalto continuaram e ameaçaram a aprovação de Medidas Provisórias que estavam prestes a vencer, entre as quais a reforma administrativa que reduziu o número de ministérios de 29 para 22. Um café-da-manhã entre lideranças do Três Poderes da República e aprovação das MPs mais importantes apaziguaram os ânimos e plantaram um ensaio de otimismo para a aprovação da reforma da Previdência.

Socopa se destaca com ganhos de 4 p.p acima do Ibov

A gangorra do mês de maio do Ibovespa não derrubou grande parte das carteiras recomendadas por corretoras, bancos e casas de research. Dos 22 portfólios indicados e acompanhados pelo Investing.com Brasil, 13 conseguiram superar os ganhos de 0,7% do Ibovespa e 14 deram retorno positivo ao investidor.