Veja Por Que Você Deve Considerar Investir em Ações de Tecnologia

 | 29.07.2022 10:49

*Escrito por Matthew Bullock, Mario Aguilar de Irmay e Sabrina Geppert

Um investimento em ações de tecnologia na última década normalmente gerou retornos muito fortes, independentemente do país onde a empresa estava domiciliada ou se a exposição foi por meio de um veículo passivo ou ativo. Acreditamos que a tecnologia pode continuar a oferecer oportunidades atraentes para os portfólios dos investidores por vários motivos.

A tecnologia, por natureza, é uma força deflacionária, tornando as coisas mais rápidas, mais baratas e mais eficientes. Isso significa que pode oferecer uma solução para a inflação, combatendo o aumento dos custos de insumos e mão de obra, dada sua capacidade de criar produtos e serviços mais eficientes e automatizar os processos de produção. Se os níveis de inflação permanecerem elevados, as empresas de tecnologia poderão ver um aumento na demanda. Além disso, os desafios globais que enfrentamos em termos de produção de energia e alimentos, embora conscientes do impacto ao meio ambiente, podem ser resolvidos por novas tecnologias inovadoras. Embora o primeiro semestre deste ano tenha visto quedas significativas no valor de mercado de alguns dos principais nomes da tecnologia, sem dúvida os temas de crescimento secular que estão impulsionando a demanda por tecnologia não devem ser ignorados. Este artigo visa dar aos investidores razões para continuarem investindo em ações de tecnologia,

Repensar, em vez de sair da tecnologia/h2

O forte desempenho superior do setor de tecnologia o levou a se tornar o maior ou o segundo maior setor por exposição na maioria dos principais índices de ações (veja a Figura 1). A exceção é a Europa, onde a tecnologia ocupa a oitava posição, mas vale ressaltar que seu peso setorial mais que dobrou na última década (ver Figura 2).

Figura 1: Exposição tecnológica versus outros setores nos principais índices globais