Veto à CPMF! Mas e o Novo Tributo sobre Pagamentos? O que Esperar para Semana?

 | 16.09.2019 00:52

Encerramos a semana com dados apresentando atividade econômica sem muitas novidades de melhora. As medidas adotadas pelos principais bancos centrais tentando reanimar e reverter esse cenário só confirmam os dados. O Banco Central Europeu (BCE), por exemplo, que já operava com taxa de juros negativa decidiu cortar novamente sua taxa de juros ficando em -0,5%. Além disso, o BCE iniciou a recompra de ativos financeiros, como mais uma medida para reanimar a atividade econômica, com o propósito de injetar recursos no sistema. Lembrando que essa recompra de ativos foi o mesmo critério adotado durante a crise de 2008. Mesmo com os parâmetros adotados, os investidores não sabem ao certo o real impacto de tais atitudes na atividade econômica. A corda bamba em relação ao real impacto é devido as possíveis decisões a serem tomadas em relação a guerra comercial entre EUA e China. A soma dos fatores e acontecimentos externos com o cenário nacional é o que alimenta a expectativa dos investidores em relação ao possível corte da Selic na reunião do COPOM. Há possibilidade da Selic ser reduzida para 5,5% ao ano. Assim sendo, nosso mais importante índice acionário fechou a semana na casa dos 103501.18 pontos, tendo uma valorização de mais 0,5% na semana. E seu derivativo, o índice futuro, fechou a semana em 103840 pontos.

No cenário nacional, os holofotes do momento estão sobre a reforma tributária. Mesmo que não exista a possibilidade de volta da CPMF, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou um novo tributo sobre pagamentos (nova CPMF?) com alíquota de 0,4%. Qual a diferença? Só o nome. Detalhe importante, a última taxa praticada pela CPMF foi de 0,38%... Além disso, a proposta de reforma inclui a desoneração da folha de pagamentos com a finalidade de que a geração de emprego aumento num curto prazo. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

No mercado internacional, a expectativa é de haja um novo ciclo de corte de juros no EUA. Mas restam dúvidas entre um corte de 25 pontos base ou a manutenção da taxa de juros atual. Em relação a guerra comercial sino-americana, o Presidente dos EUA, Donald Trump disse considerar a possibilidade de um acordo provisório com a China, mesmo preferindo chegar a um denominador comum mais amplo. Já a China extinguirá tarifas adicionais de alguns produtos agrícolas americanos.

A seguir, temos o fechamento dos principais ativos e índices:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Índice Bovespa – 103501.18 pontos;

Índice Futuro de IBOVESPA - 103840 pontos

Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 35,87 reais

Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON – 49,79 reais

Banco Bradesco (SA:BBDC4) PN – 33,46 reais

Petrobras PN (SA:PETR4) – 26,88 reais

Petrobras ON (SA:PETR3) – 29,66 reais

B3 SA ON - 43,00 reais

Ambev (SA:ABEV3) ON – 19,10 reais

Dólar Futuro – 4088.5 reais

Índice Dow Jones – 27219.52 pontos

Índice S&P 500 – 3007.39 pontos

O que esperar para próxima semana...

Iniciamos a semana com decisões sobre a política monetária sendo tomadas aqui no Brasil e também na Casa do Tio Sam. Na segunda-feira (16/09) teremos vencimento de opções sobre ações.

Na terça-feira (17/09) teremos a primeira sessão do COPOM para as apresentações técnicas de conjuntura. A quarta-feira (18/09) será um dia cheio de notícias e movimentações: teremos a segunda sessão para decisões das diretrizes de política monetária. Lembrando que a divulgação das decisões será feita na quarta-feira após as 18h e as Notas do Copom serão divulgadas na terça-feira seguinte ao término da reunião, às 8h. Na quarta-feira o Banco Central do EUA também anunciará suas decisões sobre as taxas de juros. Ainda na quarta-feira teremos vencimento de opções sobre Ibovespa. Toda cautela será bem-vinda!

Fique atento para esses eventos (três touros):

  • Quarta-feira - Licenças de Construção (Ago) às 9h30, Estoques de Petróleo Bruto às 11h30, Projeções Econômicas FOMC, Declaração do FOMC e Taxa-alvo de Fundos Fed às 15h e Coletiva de Imprensa FOMC às 15h30.
  • Quinta-feira - Índice de Atividade Industrial Fed Filadélfia (Set) às 9h30 e Vendas de Casas Usadas (Ago) às 11h.
  • Tenham uma excelente semana.

    Liora Vanessa

    Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

    Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
    Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
    A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
    É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
    A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

    Sair
    Tem certeza de que deseja sair?
    NãoSim
    CancelarSim
    Salvando Alterações