Vimos o Pico do IPC nos EUA, Mas Não o Pico das Pressões Inflacionárias

 | 17.05.2022 09:37

Para começar, vamos nos certificar de que todos estejam na mesma página. O relatório do índice de preços ao consumidor (IPC), divulgado na semana passada, mostrou que o “pico do IPC” deste ciclo provavelmente foi alcançado no relatório do mês anterior a 8,5%. Mas isso não significa que os preços vão cair. O pico do IPC significa que a taxa de aumento vai desacelerar, mas, se você está esperando que os preços dos carros novos caiam, é melhor esperar sentado.

Por falar em carros... A disparada dos preços dos carros usados nos EUA deveu-se a diversos fatores, como impossibilidade de comprar veículos novos e escassez de oferta de frotas de aluguel em 2021, além de outras questões não recorrentes. Esse cenário fez com que, em alguns casos, um carro usado chegasse a custar a mesma coisa que um carro novo. Acreditava-se que os preços dos carros usados cairiam quando as “restrições da cadeia de suprimentos” fossem sanadas.

Bem, adivinhem só. De fato, essa incongruência está sendo sanada, mas através da elevação dos preços dos carros novos, e não pela queda dos preços dos carros usados. Trata-se de algo natural diante do fato de que a quantidade de dinheiro em circulação subiu 40% em relação ao fim de 2019, portanto todos os preços acabariam subindo uma hora, em média 40%, “ceteris paribus”.