Vitória do Brexit. O que Acontecerá com o Petróleo?

 | 24.06.2016 07:19

Aparentemente, no momento em que escrevo este artigo, o Brexit será vitorioso no Reino Unido (nota do editor: no momento da publicação, isso foi confirmado). A BBC, Sky News e outras organizações de notícias fizeram uma chamada indicando a votação a favor da campanha para a saída.

Os mercados de futuros caíram em todo o painel, com o Dow sinalizando uma abertura em queda de pelo menos 600 pontos. Os contratos futuros de petróleo caíram mais de 5%, oscilando em torno de US$ 47,00 por barril.

Basicamente, a economia britânica é muito grande e importante para a União Europeia (UE) para que as empresas europeias a deixem. Quando a Inglaterra deixar a UE, acordos comerciais serão feitos. Os mercados estão reagindo de forma exagerada ao voto para a saída porque, antes da contagem total, a reação foi exagerada às pesquisas indicando uma vitória da campanha em favor da permanência.

Para os mercados de petróleo, a questão é a especulação com base na instabilidade. Isso foi agravado por pesquisas e especuladores que fizeram apostas com base na veracidade dessas pesquisas imprecisas.

No entanto, pouco no mercado mundial de petróleo muda ou mudará se a Grã-Bretanha deixar a UE. É por isso que a queda dos preços do petróleo provavelmente não durará muito tempo. Mais importante para os preços do petróleo do que a votação no Brexit são os item a seguir (sem ordem específica):

  • O aumento da produção de petróleo no Golfo do México e em algumas áreas de shale oil nos EUA
  • O aumento da produção de petróleo da Arábia Saudita
  • A capacidade das instalações de armazenamento de petróleo
  • O consumo de gasolina nos Estados Unidos
  • O consumo de eletricidade na Arábia Saudita e outros países do Golfo Pérsico
  • A produção de petróleo iraniano
  • A utilização de petróleo de refinarias independentes da China
  • A demanda por petróleo na Índia
  • O colapso econômico da Venezuela

Essencialmente, o preço do petróleo depende dos fundamentos, que indicam que US$ 50 por barril é, provavelmente, muito caro devido à quantidade de petróleo ainda armazenada em nível mundial e à crescente produção da commodity.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A questão mais importante para o futuro é se outros países europeus como a Grécia, Portugal ou Espanha seguirão este exemplo e qual possível impacto sobre a economia europeia.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações