VIX: Conhecendo o Índice do MEDO!

 | 24.03.2020 12:27

Traduzido do inglês, VIX é a sigla e o nome popular do CBOE Volatility Index da Chicago Board Options Exchange, uma medida popular da expectativa de volatilidade do mercado de ações para os próximos 30 dias com base nas opções do índice S&P 500. Ele é calculado e divulgado em tempo real pelo CBOE e é frequentemente chamado de índice de medo ou medidor de medo.

O índice foi criado em 1993 e serve como uma ferramenta para os especuladores de curto a médio prazo. Ele também pode ser considerado como um indicador de risco ajudando a prever se o mercado poderá subir ou descer.

Geralmente, quando o VIX sobe é porque existem maiores apreensões no mercado e as ações tendem a cair. Quando o VIX cai é porque a calmaria pode estar voltando e assim abrir espaço para a montagem de posições de investimento nas ações.

Por representar a volatilidade do mercado, o VIX ficou conhecido como o índice do MEDO. Ele mede a quantidade de negócios do S&P 500, que reúne as maiores companhias dos EUA e possui influência sobre os demais mercados.

No gráfico abaixo, você pode notar como o VIX disparou na semana de 23 de fevereiro, quando tivemos um agravamento do surto de coronavírus globalmente.