Você Acha um Lucro de 510% Moderado e Comedido?

 | 11.05.2018 12:12

Por que as igrejas caíram e os prostíbulos continuaram lá, incólumes, postados alheios a tanta desgraça?

Essa era a pergunta que se abateu sobre Lisboa depois do Grande Terremoto. Eu não estava lá, fique claro; jamais… não frequento esse tipo de lugar. Era 1755, 1° de novembro…

Veja a gravidade da coisa: em pleno Dia de Todos os Santos, um terremoto, estimado hoje em 9 graus na escala Richter, varreu Lisboa, Setúbal e Algarve, destruindo as casas de Deus, enquanto preservou os meretrícios intactos. Qual era a mensagem que o Senhor estava mandando aos portugueses com aquilo?

Chegaram à seguinte conclusão: está muito mais próximo de Deus aquele que reconhece o mal em si. Os frequentadores das casas da luz vermelha sabem de seus pecados, de suas imperfeições e, portanto, poderiam ser preservados frente à hipocrisia alheia, frente aos sempre dispostos a julgar o outro apontando-lhe cruelmente o dedo diante do primeiro desvio. Os seres humanos, não gente assim como eu e você, claro, cometem erros.

O episódio encontrou ecos na literatura, como no clássico poema “Le Désastre de Lisbonne”, de Voltaire, e nos dizeres de Marquês de Pombal, ministro do reino de D. José e responsável pela reconstrução da cidade depois da tragédia. Quando perguntado sobre o que fazer em meio aos milhares de falecidos, o Marquês de Pombal respondeu: “Enterramos os mortos, cuidamos dos vivos” – o que não deixa de ser uma grande lição para o investidor pessoa física.

Outra, claro, seria a necessidade de reconhecer o mal em si. Somos todos hereges, miseráveis, intolerantes e arrogantes.

Se você conversar com financistas por aí, ouvirá de quase todos eles sobre sua capacidade individual de superar a média dos financistas, o que é um absurdo por construção.

Cada um deles tem o seu método vencedor. Mas não é só isso. O cidadão não apenas possui o superpoder de bater o mercado. Só ele o possui. Somente o seu o método vale, entende? Narciso acha feio o que não é espelho.

Se há dois anos e cinco meses, eu lhe dissesse que as ações da Petrobras (SA:PETR4) subiriam 510% e a companhia voltaria a ser a mais valiosa da América Latina, o que você diria? Acharia exagerado? Talvez criticasse minha mensagem agressiva, não moderada…

Pois eis que a realidade insiste em seu não comedimento, em arrombar por completo a visão dos burocratas e suas cabeças lineares:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora