Você Observou os Recados que a Superquarta Deixou?

 | 22.03.2021 13:00

Ser sábio não tem a ver com agir, mas sim com observar.

E se você parar para observar detalhadamente, verá que a chamada “Super Quarta” deixou vários recados para o investidor, além de mostrar o quanto é importante analisar e compreender o cenário de forma global e conectada, para tomar boas decisões de investimentos.

Pode não parecer fácil à primeira vista, mas caso você queira compreender a “Matrix” da economia global, precisará entender que os juros brasileiros se movimentam de acordo com nossa inflação. Essa, por sua vez, é influenciada pelo câmbio, que é uma consequência da diferença dos nossos juros para os juros americanos, que podem subir com a inflação americana. Sem esquecer no Risco-Brasil, que é reflexo de nossa dívida pública, impactada pelos… juros!

Mas calma!

Propositalmente tentei resumir em um único parágrafo uma complexa engrenagem dessa ciência fantástica que se chama Economia. Mas vou procurar explicar, de forma simples e clara, os acontecimentos da última semana, suas conexões e seus desdobramentos.

O mercado passou a semana de olho nas decisões relacionadas aos juros aqui no Brasil, e, principalmente, nos EUA. E isso não é por acaso!

h2 UM OLHO NO PEIXE…/h2

Por aqui, a decisão do Copom em elevar a SELIC para 2,75% a.a. surpreendeu muito. Não pelo aumento em si, mas pelo tamanho desse aumento. Além de elevar a taxa de juros em 0,75 pp, o Comitê ainda sinalizou uma nova alta nessa mesma magnitude, na próxima reunião daqui 45 dias.

Em um primeiro momento, essa decisão parece negativa em termos de retomada no crescimento econômico.

Mas não é. A expressão “há males que vem para o bem” se encaixa exatamente nesse caso.

Em primeiro lugar, preciso dizer que não necessariamente uma SELIC baixa significa que uma economia estimulada. Se o objetivo de um juro baixo é reduzir o custo do dinheiro, por outro lado também reduz os spreads bancários, o que acaba os desestimulando a emprestar dinheiro. Assim, e os recursos que deveriam chegar às pessoas e às empresas acabam ficando “empoçados” nos bancos.

Em segundo lugar porque essa decisão mostra que o Banco Central está atuando de fato de forma independente e comprometido com seu principal propósito: controlar a inflação, a maior praga que existe para o desenvolvimento econômico sustentável de um país. E vejo isso de forma muito positiva.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Conforme disse o próprio Copom em seu relatório, trata-se de “uma estratégia de ajuste mais célere do grau de estímulo tem como benefício reduzir a probabilidade de não cumprimento da meta para a inflação deste ano, assim como manter a ancoragem das expectativas para horizontes mais longos”.

E já era tempo! Nosso IPCA atingiu 5,20% nos últimos 12 meses, já tocando o teto da meta de inflação, que é de 5,20% a.a. Aliado a isso, o IGP-M disparou 2,53% em fevereiro. Para que você entenda melhor, o IGP-M é um indicador de preços mais relacionado ao atacado, e acaba por ser um prenúncio da inflação de varejo, medida pelo IPCA.