Você Sabe Como Dar os Primeiros Passos com Criptomoedas?

 | 14.05.2021 16:06

O mercado de cripto ativos tem chamado a atenção mundo afora. Apesar do recente anúncio de Elon Musk de que a Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34) não aceitará mais o Bitcoin como pagamento por seus carros elétricos, aqui no Brasil vimos algumas alternativas surgirem para o investidor recentemente. Contudo, a modalidade ainda gera uma série de dúvidas e eu quero tentar ajudar a esclarecer alguns pontos para os investidores.

Em primeiro lugar, vale destacar como funciona uma cripto moeda. Ela nada mais é do que um tipo de dinheiro e existem, basicamente, duas diferenças fundamentais para o modelo tradicional ao qual estamos acostumados. 1. Elas não são emitidas por governos e 2. São totalmente digitais. Também não possuem lastro, mas, se pararmos para olhar no detalhe, nenhuma moeda hoje em dia possui.

Seu uso é semelhante ao do dinheiro como conhecemos. Elas podem ser utilizadas como meio de troca em transações comerciais, preservação de poder de compra futuro e unidade de conta, quando o mercado precifica produtos e realiza cálculos econômicos baseados em uma determinada referência.

Mas como funciona, de fato, o investimento neste tipo de ativo?

Antes de tentar listar um passo a passo, é fundamental falar um pouco sobre a volatilidade deste tipo de ativo. Os preços das moedas variam de acordo com a tradicional regra da oferta e demanda. Não há segredo nisso. Não é à toa que, à medida que esta classe de investimentos fica mais conhecida, maior é o seu valor de mercado.

Contudo, no caso do Bitcoin, os preços já estão muito elevados para que um investidor cauteloso forme uma posição. Além do mais, vale destacar que a tradicional cripto possui uma correlação muito forte com as demais. Ou seja, quando ela cai, todas as outras vão junto.

Neste sentido, como alternativas existem outras moedas digitais como Tether e Litecoin. No caso do Brasil, foram criados fundos de investimento e recentemente o ETF Hashdex Nasdaq Crypto Index (SA:HASH11), da Hashdex.

Eles podem ser encontrados em boa parte das plataformas e com menos de R$100 já é possível começar a comprar algumas cotas de fundos, além de frações.

Por último e não menos importante, a questão do risco deve ser muito bem avaliada. Como eu disse acima, esta é uma classe de ativos nova e que ainda passará por diversas transformações cujos resultados só veremos no futuro. Se você, investidor, quer chegar antes e beber água limpa, é natural correr um pouco mais de risco. Porém, não comprometa uma parcela significativa do seu patrimônio. Comece com pouco, com cerca de 1% da carteira, evolua, mas não passe de 5% do total.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ainda assim, eu diria que este é o tipo de investimento que não é destinado para qualquer pessoa, mesmo aquelas que gostam de um pouco mais de risco. Bons negócios!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações