Você Sabe Qual o Custo do Capital Próprio das Empresas Que Você Investe na Bolsa?

 | 18.03.2022 06:30

Olá, pessoal! O custo de capital próprio é a rentabilidade mínima exigida pelos acionistas de uma empresa. Quanto maior o risco da empresa, maior o seu custo de capital próprio. Uma empresa deve visar ter o seu custo de capital próprio, assim como todos os seus custos, no menor patamar possível. Quanto menor o custo de capital próprio, menor será o desconto a valor presente do fluxo de caixa ao acionista e, portanto, maior será o valor da sua ação.

Para calcular o custo de capital próprio de empresas, há diversos modelos disponíveis na literatura acadêmica. Nenhum deles é absolutamente o melhor de todos, pois a tarefa de transformar risco em taxa não é simples e demandará uma teoria justificativa que, por sua vez, estará baseada em premissas sempre discutíveis. Por outro lado, o modelo para cálculo de custo de capital próprio mais simples de todos é o CAPM – Capital Asset Pricing Model. Ele parte da taxa livre de risco e soma um prêmio de risco proporcional ao prêmio de risco de mercado, no qual a constante de proporcionalidade é conhecida como o beta da ação da empresa em tela. Pode ser demonstrado que esse beta responde pelo risco precificável do papel e, portanto, quantifica o risco importante a ser calculado e que dá origem ao custo de capital próprio referente àquela ação. Para saber mais a respeito do CAPM, leia este meu outro artigo.

Vamos agora para a minha análise, na qual trabalhei com o CAPM. Nela, utilizei como universo todas as ações constituintes do Ibovespa. Por falta de histórico de rentabilidades, algumas ações precisaram ser retiradas da amostra e, ao final, fiquei com 79 papéis. Para o cálculo dos betas, trabalhei devidamente com retornos totais, ou seja, que incorporam proventos, splits, grupamentos etc. Como índice de mercado, utilizei o próprio Ibovespa e, como taxa livre de risco, o CDI. A janela para a análise foi definida em cinco anos até fevereiro passado com dados mensais (isto é, 60 retornos totais mensais), gentilmente cedidos pela plataforma Quantum.

Para o cálculo do custo de capital próprio, o prêmio de risco médio de mercado nesses últimos cinco anos, foi de 8,2% ao ano. Por sua vez, a taxa livre de risco não pode ser a histórica, mas, sim, representar a melhor expectativa do mercado para o futuro. Trabalhei com um horizonte de cinco anos para o qual o CDI médio projetado está por volta de 12% ao ano.

QUAIS OS MENORES CUSTOS DE CAPITAL PRÓPRIO DENTRE OS PAPÉIS DO IBOVESPA?

Os papéis com os menores betas indicam, naturalmente, os menores custos de capital próprio. Segue na tabela, abaixo, os vinte papéis com os menores betas.


QUAIS OS MAIORES CUSTOS DE CAPITAL PRÓPRIO DENTRE OS PAPÉIS DO IBOVESPA?

Os papéis com os maiores betas indicam, naturalmente, os maiores custos de capital próprio. Segue na tabela, abaixo, os vinte papéis com os maiores betas dentre os 79 analisados.

Podemos, portanto, concluir que o custo de capital próprio de empresas constituintes do Ibovespa compreende-se em um intervalo de 13,5% a 32,4% ao ano. Claro que nunca é demais ressaltar as premissas para os valores encontrados: esses custos foram baseados no CAPM, segundo retornos mensais em uma janela histórica de cinco anos, utilizando uma taxa livre de risco projetada de 12% ao ano. É possível que, para alguns dos papéis apresentados acima, outros fatores de risco sejam importantes e um modelo multifatorial se ajustasse melhor, mas essa discussão eu deixo para um outro artigo.

Espero que tenham gostado. Procuro fazer análises diferentes, úteis e que não vejo por aí. Escrevo com muito carinho e com o intuito de compartilhar conceitos e temas que construam uma bela base de educação financeira para investimentos. Jamais invista no escuro! Faça suas próprias análises e forme uma opinião própria e consistente antes de investir em uma empresa.

Para quem desejar a planilha completa com todos os custos de capital calculados e com as memórias de cálculo, basta acompanhar meu instagram @carlosheitorcampani.

Forte e respeitoso abraço a todos vocês.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

 

* Carlos Heitor Campani é PhD em Finanças, Professor do Coppead/UFRJ, Pesquisador da Cátedra Brasilprev em Previdência e da ENS – Escola de Negócios e Seguros. Ele pode ser encontrado em www.carlosheitorcampani.com e nas redes sociais: @carlosheitorcampani. Esta coluna sai a cada duas semanas, sempre na sexta-feira.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações