Você Também Está Fazendo uma Leitura Errada do Mercado Financeiro?

 | 28.11.2014 16:48

Tenho lido alguns artigos com comentários de que o mercado financeiro, mais precisamente a bolsa de valores, ainda não reagiu a nova equipe econômica, anunciada nesta quinta-feira, dia 28.

Como sabemos o Ibovespa não reflete a realidade de todo o mercado, assim olhar para o Ibovespa e esperar uma recuperação do principal índice da bolsa de valores de São Paulo, é no mínimo, ingenuidade.

Mas passemos um olho mais a fundo nos principais setores da bolsa para verificarmos se realmente essa recuperação do mercado não ocorreu com a indicação de uma equipe econômica mais rígida e comprometida com o dever de casa do Plano Real.

Continuem comigo nesse artigo e atenção!

Comecemos pelo setor financeiro. As ações, on e pn, dos dois maiores bancos privados brasileiros sobem no mês de novembro, na média, 5%.

Olhando para o varejo as principais representantes do setor, Ambev, Brasil Foods, Pão de Açúcar, Lojas Rener, Lojas Americanas, sobem na média também 5%.

Algumas com altas mais expressivas como Lojas Americanas (+15% no mês), mas na média temos uma evolução das maiores representantes do consumo nacional na ordem de 5%.

Pulando para setor de “tecnologia” Linx e Bematech sobem 11% e 8% respectivamente. Essas companhias representam uma melhora no PIB a frente. Ambas estão intimamente ligadas a melhora do varejo.

A o setor de energia! Esse deu show em novembro. Uma equipe econômica séria é sim capaz de resgatar a confiança e reprecificar esses ativos tão abatidos pela inanição que lhes foi imposta.

Tudo isso acontece enquanto o Ibovespa sobe míseros 0,50% no mês de novembro.

Por que essa diferença?

Porque no mês de novembro puxaram o índice para baixo o péssimo desempenho de Petrobras (-15% no mês), onde abordei em outra postagem.

Também puxaram para baixo todo o setor de siderurgia e mineração. Liderados por Vale que cai na média 6% no mês.

Esses dois exemplos de baixa não tem tanta relação com uma possível melhora interna, com um ajuste fiscal decente e retomada do crescimento através do PIB.

Esses setores, petróleo e siderurgia/mineração, de modo geral, dependem de fatores extra campo, além das fronteiras brasileiras.

O investidor que conseguiu fazer uma leitura com uma lupa obteve bom retorno no mês.

E o mercado está sim precificando uma melhora econômica interna. Os ativos ligados direta ou indiretamente a essa melhora estão sendo reprecificados. Nas barbas de muita gente!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Gustavo Lobo é analista de ações certificado
Autor do Cópia Aqui!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações