Você Viu a Fala do Ministro?

 | 30.12.2014 10:02

Joaquim Levy concedeu entrevista nesta segunda-feira dia 29.

O mercado recebeu bem a projeção de superávit de R$ 66 bilhões para 2015. Porém as duvidas sobre a execução e os efeitos na economia ainda permanecem.

As intensões do ministro são consideradas corretas, mas os efeitos colaterais podem ser danosos para a economia. O ajuste fiscal arquitetado pela equipe comandada por Levy pode sim levar a uma maior redução do crescimento no curto prazo.

Com a economia fragilizada, medidas de austeridade podem empurrar ainda mais o país da direção de um quadro recessivo. É preciso, por parte do investidor, muita atenção e acompanhamento na execução das medidas propostas.

Já tivemos a elevação da TJLP para 5,5% ao ano. E hoje o anúncio de cortes de benefícios previdenciários e trabalhistas que gerarão uma economia de R$ 18 bilhões.

Em tempo, durante a campanha, Dilma disse com todas as letras que não iria mexer em direitos trabalhistas, “nem que a vaca tussa”.

Com todos os ventos soprando contra, se Levy e sua equipe, realmente conseguirem emplacar um ajuste fiscal programado, mantendo o nível de atividade será uma enorme oportunidade para o investidor se posicionar e renda variável.

Adianto-me para dizer ao leitor que o setor mais beneficiado será o elétrico.

De acordo com o discurso de Levy, “o tesouro irá parar de assumir responsabilidades desproporcionais a sua capacidade”. Essa fala mostra que haverá repasse de custos para o consumidor, benefício principalmente para distribuidoras.

O ministro fala claramente em gerar valor para a concedente, melhora da qualidade do serviço e adequação a realidade tarifária.

O recado foi dado.

Melhor ficar de olho no setor para 2015 e acompanhar de perto o desenrolar dessa historia.


Gustavo Lobo é analista de ações certificado
Autor do Ebook Os 7 Pilares do Investidor de Sucesso distribuído gratuitamente nesse link.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações