Volatilidade = Oportunidade

 | 15.11.2016 16:16

É engraçado como profissionais do mercado e a mídia mudam de opinião drasticamente sobre investimentos, especialmente quando ocorre um evento tão relevante como as eleições americanas.

Até uma semana atrás todos estavam otimistas e hoje já se fala num armagedom apocalíptico financeiro.

Para quem leu artigo que publiquei no final de agosto sobre proteção contra possível queda no mercado e comprou algum seguro, agora deve estar parcialmente despreocupado.

Artigo : Ibovespa, está na hora de se proteger contra queda?

Durante minha carreira, busquei construir minha política de investimentos através de informações de grandes investidores que fogem do senso comum da indústria, tais como Warren Buffet, George Soros e Luis Stuhlberger .

Principalmente deste último, que é um renomado gestor brasileiro.

Todos eles possuem uma linha de pensamento simples e são coerentes no modo de agir.

Acompanho as Cartas de Gestão destes investidores a anos e o que me chama atenção, é que eles não olham o risco da carteira como volatilidade.

Na verdade, eles estão dispostos a assumir volatilidade de curto prazo para maiores retornos no longo prazo.

Como iniciei cedo no mercado financeiro, tive a oportunidade de experimentar algumas linhas de raciocínio e para minha surpresa funcionou.

Gosto da seguinte frase do Warren Buffet:

"Por algum motivo, as pessoas se baseiam nos preços e não nos valores. Preço é o que você paga. Valor é o que você leva."

A volatilidade é calcula a partir dos retornos dos preços dos ativos, sendo assim, é algo superficial e não contempla uma avaliação aprofundada que leva em consideração o valor de um investimento.

No entanto, para um investidor disciplinado, as oscilações nos preços podem trazer ótimos oportunidades.

Além da disciplina, é preciso ter sangue frio e estomago para se beneficiar.

Num momento de stress igual ao que estamos vivendo, crise brasileira, impeachment, Brexit, eleição Trump...

É natural trazer algumas incertezas e com isso aumento significativo da volatilidade nos mercados.

“Na dúvida, vende e depois pensa.”

É assim que muitos pensam no mercado, especialmente num ano como 2016 no qual diversas classes de ativos performaram bem, destaque para bolsa, fundos imobiliários e títulos públicos pré e pós fixados a inflação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora