Volatilidade em Wall Sreet por Declarações de Bernanke

 | 22.05.2013 19:48

As bolsas de valores dos Estados Unidos encerraram em queda nesta quarta-feira e o S&P 500 teve o maior declínio em três semanas, após a ata da última reunião do Federal Reserve mostrar que alguns participantes estão dispostos a reduzir as compras de títulos de dívida norte-americana a partir da reunião de junho.

O índice Dow Jones recuou 0,52 %, para 15.307 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,83 %, para 1.655 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 1,11 %, para 3.463 pontos.

As negociações foram voláteis: tanto o Dow Jones quanto o S&P 500 chegaram a avançar mais de 1 % durante a manhã, mas também chegaram a recuar 1 % à tarde.

A ata da última reunião do banco central norte-americano foi divulgada após o chairman do Fed, Ben Bernanke, afirmar que a autoridade monetária pode decidir reduzir o ritmo de compra de bônus em uma das "próximas reuniões" se a recuperação econômica dos EUA der sinais de que sustentará o fôlego.

As declarações golpearam um mercado que havia acelerado após Bernanke afirmar minutos antes que a autoridade monetária precisava ver mais sinais de tração na economia antes de diminuir o estímulo.

"Esse é um mercado bastante sensível e particularmente sensível a qualquer noção de que o estímulo será reduzido em breve", disse o estrategista de mercado da Prudential Financial, Quincy Krosby.

"Ninguém quer estar vendendo se os dados chegarem ao ponto em que o Fed começar a falar especificamente sobre diminuir (o estímulo). O mercado não espera que o Fed aja. Ele age antes. É assim que ele opera."

De acordo com a ata da reunião de 30 de abril e 1o de maio do Fed divulgada na tarde desta quarta-feira, alguns participantes estão abertos a reduzir as compras de ativos a partir da reunião de junho, mas ainda há debates sobre que condições serão suficientes para desencadear essa decisão.

Uma autoridade preferiu começar a reduzir as compras imediatamente e outra queria intensificar o estímulo imediatamente, mas a maioria acredita que é importante simplesmente estar preparado para ajustar o ritmo para cima ou para baixo em resposta ao fluxo de indicadores da economia.

Investidores têm cada vez mais voltado suas atenções para quando o programa de compras de títulos dos EUA --atualmente em 85 bilhões de dólares por mês-- será reduzido ou concluído.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações