Volatilidade nos Mercados Mundiais após Declaração de Powell

 | 27.01.2022 08:04

h2 Ásia

 Os mercados asiáticos fecharam em baixa nesta quinta-feira, enquanto os investidores reagiam frente à declaração do Federal Reserve dos EUA que indicou que planeja aumentar as taxas de juros em março.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi caiu 3,5%, para 2.614,49 pontos. As ações da Samsung (KS:005930) caíram 2,73% depois de divulgar um salto de 53% no lucro operacional no quarto trimestre de 2021 em relação ao ano anterior, mas caiu 12% em relação aos três meses anteriores. A empresa espera que seu negócio de memória seja lucrativo à medida que a demanda de servidores cresça em 2022, mas que os problemas da cadeia de suprimentos devem persistir.

A Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira dois supostos mísseis balísticos no mar em seu sexto lançamentos neste mês, disseram militares sul-coreanos, reforçando a tese de que quer pressionar a administração Biden para retomar as negociações paralisadas, à medida que a pandemia abala ainda mais a economia do Norte, que já foi afetada por sanções lideradas pelos EUA sobre seu programa de armas nucleares. O governo Biden ofereceu uma abertura para negociação, mas não mostrou disposição para aliviar as sanções, a menos que Kim tome medidas reais para abandonar as armas nucleares e mísseis que ele vê como sua maior garantia de sobrevivência.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, descreveu os repetidos disparos de mísseis da Coreia do Norte como "extremamente lamentáveis", mas disse que até agora não houve relatos de danos a navios e aeronaves ao redor da costa japonesa. O Nikkei do Japão caiu 3,11%, para 26.170,30 pontos, enquanto o Topix caiu 2,61%, para 1.842,44 pontos.

O índice Hang Seng de Hong Kong caíram 1,99%, pesada pelo seu índice Hang Seng Tech, focado em tecnologia. As ações do Alibaba (NYSE:BABA) caíram 7,36%, JD caiu 4,21%, Meituan caiu 8,36%, Baidu (NASDAQ:BIDU) caiu 4,2% e Tencent Holdings Ltd (HK:0700) perdeu 2,9%. A plataforma de vídeo chinesa Bilibili Inc (NASDAQ:BILI) despencou 11,3%.

No continente chinês, o Shanghai Composite caiu 1,78%, para 3.394,25 pontos, enquanto o Shenzhen Component caiu 2,77%.

Na Austrália, o ASX 200 fechou 1,77% menor, em 6.838,30 pontos, marcando uma nova baixa de 100 dias. O benchmark entrou em território de correção ao cair 10,4% em relação à alta de agosto, quando marcou 7632,80 pontos. O ASX 200 teve um começo promissor ao subir 1% pela manhã, mas esses ganhos iniciais foram perdidos, arrastados pelos setores de tecnologia, consumo e saúde. Os únicos setores no azul hoje foram energia e concessionárias públicas. As ações de tecnologia perderam quase 5% à medida que os rendimentos dos títulos e as taxas de juros aumentavam, tornando as ações de crescimento menos atraentes para os investidores. O pior desempenho do dia foi a Evolution Mining (ASX:EVN), perdendo 11,28% do preço das ações, enquanto a empresa de petróleo e gás Beach Energy liderou os ganhos do dia, fechando em alta de 8,8%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As mineradoras BHP  (ASX:BHP), Fortescue Metals (ASX:FMG) e Rio Tinto  (ASX:RIO) subiram 1,4%, 0,3% e 2,3%, respectivamente, enquanto outras produtoras de petróleo também avançaram. Santos subiu 3,3% e Woodside Petroleum (ASX:WPL) fechou em alta de 2,5%, após a última confirmar que está se retirando de Mianmar, devastada por conflitos.

O índice MSCI Asia exceto Japão caiu 2,38%.

A bolsa de Taiwan permaneceu fechada por conta de feriado na quinta-feira.

h2

Europa/h2

 Com uma sessão volátil, as bolsas europeias abriram em queda nesta quinta-feira, com os mercados globais reagindo mal à última decisão de política monetária do Federal Reserve dos EUA, mas alguns mercados esboçam reação ainda na sessão matinal.

O pan-europeu Stoxx 600 abriu em queda de 1% no início do pregão, com as ações de tecnologia liderando as perdas, enquanto os bancos subiam com a expectativa de alta de juros por parte do FED.

O pan-indice opera em queda de 0,15%. O alemão DAX 30 cai 0,30%, o francês CAC 40 sobe 0,05% e o FTSE MIB da Itália avança 0,56%.

Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha sobe 0,86% e o português PSI 20 adiciona 0,58%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,56%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 0,4%, Antofagasta (LON:ANTO) cai 1,2%, BHP  (LON:BHPB) avança 1,2%, enquanto Rio Tinto C (LON:RIO) sobe 2,3%. As gigantes petrolíferas BP  (LON:BP) e Royal Dutch Shell (NYSE:RDSa) operam em alta de 1,3% e 0,7%, respectivamente.

Entre os dados econômicos divulgados, o índice de confiança do consumidor GfK da Alemanha chegou a -6,7 pontos em fevereiro, ante -6,9 pontos revisados ​​há um mês, superando as expectativas dos analistas de uma queda para -7,8.

h2

EUA/h2

 Os futuros dos índices de ações dos EUA operavam em queda durante a madrugada, à medida que os investidores digeriam a possibilidade de múltiplos aumentos nas taxas de juros pelo Fed neste ano, começando em março. Nas negociações matinais de quinta-feira, os futuros tentam buscar a recuperação.

Wall Street subiu após a declaração do Fed, mas os principais índices desistiram de seus ganhos enquanto o presidente Jerome Powell tirava dúvidas sobre como e quando o banco central começará a reduzir seu balanço patrimonial depois de comprar trilhões de dólares em títulos durante a pandemia, colocando pressão sobre os rendimentos dos títulos.

A venda acelerou quando Powell reconheceu que há riscos de que inflação possa ser mais persistente do que esperado e que “o cenário é altamente incerto e teremos que ser adaptáveis". Powell também disse que o Fed "tinha em mente" elevar a taxa de fundos federais em sua reunião de março pela primeira vez desde 2018 e não descartando a perspectiva de aumentos de taxas superiores a 25 pontos-base. Dado o escopo do desafio da inflação, alguns economistas interpretaram seus comentários como abrindo a possibilidade de mais de quatro aumentos de taxas este ano. Isso poderia forçar o FED a ser mais agressivo com a alta das taxas de juros e remover o apoio que colocou em prática nos mercados, enquanto outros participantes do mercado estão convencidos de que a alta em março é certa, mas com o presidente Powell não assumindo nenhum compromisso com o tempo, a porta está ligeiramente aberta para um FED mais lento.

O rendimento do Tesouro de 10 anos de referência subiu acima de 1,8% após as observações de Powell. A última vez que o FED elevou as taxas de juros e encolheu seu balanço patrimonial ao mesmo tempo foi no final de 2018. O S&P 500 perdeu quase 20% na época.

Nas negociações regulares de quarta-feira, o Dow encerrou o dia em queda de 129 pontos, ou 0,38% de queda, em 34.168,09 pontos, depois de subir e atingir 34.815,67 pontos antes da atualização do Fed. O S&P 500 caiu 0,15%, em 4.349,93 pontos e o Nasdaq Composite fechou em ligeira alta de 0,02%, em 13.542,10 pontos, com um impulso do ganho pós-lucro da Microsoft (NASDAQ:MSFT) (SA:MSFT34).

Algumas ações de tecnologia subiram nas negociações estendidas após oscilações na sessão regular. A Netflix (NASDAQ:NFLX) saltou mais de 4% com a notícia de que Bill Ackman, da Pershing, comprou 3,1 milhões de ações. A Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34) ganhou quase 3% após balanço reportando fortes ganhos. Enquanto isso, a Intel (NASDAQ:INTC) (SA:ITLC34) perdeu 2%, apesar de reportar lucros.

Na agenda econômica, o PIB dos EUA será divulgado às 10h30, ao mesmo tempo que será lançado os pedidos de bens duráveis. Os pedidos de seguro-desemprego também sairá neste horário. As vendas pendentes de imóveis sairá às 12h00.

h2

Cripto/h2

Com a decisão do Federal Reserve de que vai manter as taxas de juro próximas a zero, mesmo estando cada vez mais perto da remoção dos estímulos feitos durante a pandemia do coronavírus, em meados de março de 2020. Com a inflação persistente e um mercado de trabalho forte, o Federal Open Market Committee (FOMC) acredita que em breve será apropriado subir o patamar alvo para a taxa dos funds” federal, disse o banco central após a reunião com portas fechadas que durou dois dias. Logo após a divulgação da reunião, o preço do Bitcoin chegou a subir para US $ 39.000, mas não se manteve, acompanhando as ações em Wall Street e agora a maior criptomoeda é negociada abaixo de US$ 37.000 nesta quinta-feira.

Segundo analistas, a tese de hedge contra um possível cenário de inflação por conta da pandemia atraiu investidores institucionais para o mercado de cripto e ajudou a sustentar o movimento de alta dos preços para cima, mas com a inflação persistente, a expectativa de aumento de juros afetou os mercados cripto e ativos tradicionais.

Bitcoin: -4,00%, em US $ 36.487,40
Ethereum: -3,75%, em US $ 2.430,70
Cardano: -1,06%
Solana: -6,81%
Dogecoin: -3,10%
Shiba Inu: -5,23%
XRP: -4,35%
Litecoin: -2,18%

h2

Índices futuros - 7h35:/h2

Dow Jones Futuros: -0,03%
S&P 500 Futuros: +0,04%
Nasdaq 100 Futuros: +0,19%

h2
Commodities/h2

MinFe Dailan: ++0,46%
Brent: +0,21%
WTI: +0,23%
Soja: +0,27%
Ouro: -0,87%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

/h2

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações