Volatilidade: Veja Se a Razão VIX/VXV Está Mostrando Compra de Ações ou Cautela

 | 16.08.2022 16:15

  • O VIX (índice de volatilidade) caiu por oito semanas consecutivas, a sequência mais longa dos últimos três anos
  • O VIX/VXV mede a razão entre a volatilidade implícita de 1 mês e a volatilidade implícita de 3 meses
  • Uma relação VIX/VXV abaixo de 1 é historicamente um sinal de compra para o S&P 500
  • Durante as últimas seis recessões dos EUA, o S&P 500 ganhou uma média de +61% entre sua mínima recessiva e quando o NBER declarou que a contração econômica havia terminado oficialmente.

    De fato, ao longo dos últimos 150 anos, houve 30 recessões nos EUA, e o S&P 500 conseguiu um ganho médio anualizado de +6,9% nesse período (após o ajuste pela inflação).

    No curto prazo, os mercados também estão se recuperando, pois os dados de inflação ao consumidor melhores do que o esperado da semana passada encorajaram os investidores a acreditar que o Fed pode tirar o pé do acelerador em sua reunião de setembro, elevando taxas de juros em menos de 75bps.

    O S&P 500 somou sua quarta semana consecutiva de alta, a mais longa desde novembro passado. Na sexta-feira, também atingiu um marco significativo: recuperou metade das perdas de seu forte declínio no início deste ano.

    A tendência de alta tem muito a ver com o fato de que a porcentagem de ações do S&P 500 negociadas acima da média móvel de 50 dias é de 88% (em meados de junho, era de 2%), uma proporção não vista desde a primavera de 2021.

    Por sua vez, o Nasdaq 100 conseguiu subir mais de 20% em relação aos mínimos de junho, o que, segundo a ortodoxia técnica, implica uma saída de um mercado em baixa. Do alto ao baixo, o índice de tecnologia pesada caiu 32,49% em 209 dias corridos de 19 de novembro de 2021 a 16 de junho de 2022. Nos últimos 50 anos, o mercado de baixa médio viu um índice cair - em 35,5 % em 201 dias corridos.

    LEIA MAIS: BofA (NYSE:BAC) afirma que fluxo indica que rali é “mais do que uma correção no bear market”

    h2 Veja o que a relação VIX/VXV indica/h2

    O CBOE Volatility Index (VIX) caiu por oito semanas consecutivas, a sequência mais longa dos últimos três anos.