Volume At Price (VaP): um Poderoso Aliado Para Seu Sistema de Day Trade

 | 12.05.2021 11:19

O volume é muito importante na hora da operação, já que ele confirma a força de um movimento. No day trade, ele nos ajuda a entender o compromisso do mercado com uma faixa de preço, que pode ser um potencial suporte ou resistência.

Por isso, no day trade, pelo menos falando de dólar futuro, não adianta comprar/vender porque testou sua média móvel ou a linha XYZ, mas, sim, é preciso entender se naquela faixa de preço, em que eventualmente está o ponto de entrada do seu setup, houve interesse do mercado.

E isso não está no volume financeiro, afinal de contas, se você opera day trade e usa gráfico, provavelmente deve usar um gráfico de 4 ou 5 minutos, e dizer através de um tempo gráfico tão curto que foi registrado volume acima ou abaixo da média é irrelevante. Em suma, qualquer boletada a mais de algum player vai inflar o volume.

Por isso, em minha opinião, o correto é utilizar o VaP - Volume at Price.

O VaP mostra o quanto de volume foi negociado em cada preço, ou seja, você terá um mapa completo do nível de interesse do mercado por cada preço e, a partir daí, vão se construindo as camadas as quais os investidores mostram maior interesse em negociar. Isso faz com que seja possível identificar suportes e resistências importantes para o seu setup.

Se, por exemplo, em 5.400 no seu setup possui um gatilho de compra ou de venda e nesse patamar ocorreu um forte movimento pelos players, você terá um indicativo muito forte que nesse nível existe uma oportunidade de trade. E o melhor, você vai conseguir automaticamente identificar seu stop loss.

Para entender melhor todos esses conceitos, acompanhe este exemplo no dólar futuro, onde o VaP é muito útil nas operações. Só para lembrar, o dólar futuro é a base para execução do setup, afinal ele que comanda o mini, não ao contrário, ao passo que as operações são executadas no mini dólar a fim de respeitar o manejo de risco:

1- Depois da perna de baixa entre 5.485 e 4.450, o setup entrou em venda, vide o MACD Histograma negativo, à medida que a ideia é vender a partir de um repique próximo da principal faixa de resistência cravada entre 5.475 e 5.478, que são, respectivamente, o ponto perdido que abriu caminho para a queda e abertura do dia.

2 - Além de resistências horizontais fortes, como destacado pelo retângulo vermelho, nesta faixa temos uma grande concentração de lotes operados, o que reforça a ideia de venda entre 5.475 e 5.478.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora