Votação no Parlamento Grego Mobiliza as Bolsas Mundiais

 | 15.07.2015 07:25

ÁSIA: As bolsas asiáticas mais uma vez subiram, na expectativa de que o Parlamento da Grécia aprove o acordo de resgate para o país, enquanto que as da China recuaram nesta quarta-feira, apesar de números do PIB chinês melhores do que o esperado.

A segunda maior economia do mundo cresceu 7% no ano no período de abril a junho, inalterada face ao trimestre anterior e ligeiramente melhor do que a estimativa da Reuters para um aumento de 6,9%. Um porta-voz da agência de estatísticas do país insistiu que o dado era real, negando acusações de que foi inflado, informou a Reuters. Outros dados divulgados na quarta-feira mostraram que a produção industrial de junho e as vendas no varejo também batem previsões.

Segundo analistas, o declínio das ações do continente não tem nada a ver com dados econômicos de quarta-feira. A ideia é a de que os dados positivos limitarão estímulos futuros e assim prejudicam as ações do continente, enquanto persistem as preocupações com a recente onda de vendas.

O Shanghai Composite caiu 3,02%, estendendo as perdas pelo segundo dia, afastando ainda mais do importante nível de 4000 pontos, depois de um rali de três dias na terça-feira. Em outras partes do continente, o Shenzhen Composite e o ChiNext, um índice do estilo NASDAQ, caíram mais de 4% cada.

Notícias de que dois fundos chineses, o China Asset Management e o Harvest Fund Management estão prontos para comprar mais ações depois de levantar 6,4 bilhões dólares cada um, provocou especulações de que o dinheiro poderia ser de instituições apoiadas pelo governo, informou a Reuters. Corretoras continuaram a sofrer pesadas perdas. Everbright Securities despecou 9% e Citic Securities perdeu quase 4%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng perdeu 0,26%, seguindo os declínios do continente. BOC Hong Kong subiu 3% depois de anunciar que planeja vender 100% de sua participação na subsidiária Nanyang Commercial Bank por 8800 milhões dólares, o que seria a maior venda em Hong Kong até a presente data.

Nikkei do Japão subiu 0,38%, para seu nível mais alto desde 03 de julho, estendendo ganhos pela terceira sessão consecutiva, apesar do iene se mover para uma baixa de duas semanas contra o dólar na sessão anterior. Eletrônicos estão entre os destaques positivos. A fabricante de câmeras Olympus subiu 1,% e Nintendo avançou 2,5%.

O Banco do Japão (BOJ) deixou sua política monetária inalterada em sua reunião de dois dias, como amplamente esperado e que espera que a economia continue a se recuperar modestamente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

S&P/ASX 200 da Austrália subiu 1,05% e terminou acima do nível dos 5600 pontos, em um novo recorde de três semanas, apesar das notícias de que a confiança do consumidor em julho caiu 3,2%, enquanto o dólar australiano adicionou 0,3% contra o dólar.

Rio Tinto (LONDON:RIO) fechou em 53,12 dólares, alta de 0,09%. BHP Billiton fechou 0,74% menor, para 26,90 dólares, após a mineradora sinalizar que espera um prejuízo de 2 bilhões dólares em seus ativos de xisto nos EUA, enquanto Fortescue Metals Group fechou em baixa de 0,84%, para 1,77 dólares. Mount Gibson subiu 10% depois de reportar que projeta que as vendas de minério de ferro serão de 5,8 milhões de toneladas em 2015 e confirmando seus esforços de redução de custos em curso.

O preço do minério de ferro embarcado para Quindao está se estabilizado nos últimos dias em cerca de US$ 50 a tonelada, depois de atingir a mínima de seis anos, a US$ 45 na semana passada .

EUROPA: As bolsas europeias abriram em queda e operam entre pequenas altas e baixas, antes da votação do conjunto de medidas de reforma por parte do Parlamento Grego que poderá assegurar outro resgate para o país. Investidores também aguardam o testemunho da Presidente do FED, Janet Yellen, perante o congresso, em busca de mais pistas sobre o calendário da primeira alta das taxas de juros.

Na Grécia, em meio a um ambiente político turbulento, o Primeiro-Ministro Alexis Tsipras defendeu o resgate de 86 bilhões de euros (95,2 bilhões dólares) na terça-feira, dizendo que o acordo fechado com os credores no fim de semana era necessário para evitar a saída do país da zona do euro e que não tem escolha a não ser aceitar o que ele chamou de um "caminho de mão única". A expectativa é de que o Parlamento aprove o acordo, mas o partido linha dura Syriza de Tsipras, que se opõem a mais cortes, promete endurecer durante a votação. Enquanto isso, o Fundo Monetário Internacional disse novamente, na terça-feira, que a dívida grega era insustentável e que o país precisava de alívio da dívida.

O pan-europeu Stoxx 600 reverteu as perdas e sobe ligeiramente, em torno de 0,05%. Mercados de ações em Atenas permanecem fechadas, bem como os bancos do país.

No Reino Unido, o FTSE 100 também opera entre pequenas perdas e ganhos, após cinco sessões seguidas de altas. Em outras notícias, o desemprego no Reino Unido subiu pela primeira vez em dois anos. Entre março e maio, haviam 1,85 milhões de pessoas desempregadas na Grã-Bretanha, mais 15 mil em comparação aos três meses até fevereiro, derrubando a libra esterlina em relação ao dólar.

As mineradoras operam sem direção, após a China registrar um crescimento de 7% no PIB do segundo trimestre, uma leitura melhor do que esperada. O crescimento na China é chave para os produtores de metais pois o país é grande comprador de recursos naturais. A produtora de ouro Randgold Resources (LONDON:RRS) cai 0,34%, enquanto Antofagasta (LONDON:ANTO) sobe 0,38% e Rio Tinto avança 0,98%.

Anglo American (LONDON:AAL) avança 1,62% após ser atualizado de "neutro" para "superar" pelo Credit Suisse e BHP Billiton sobe 0,61%, mesmo após a mineradora dizer que espera que seu negócio de xisto nos EUA projete um prejuízo de 2 bilhões dólares americanos em 2015.

Empresas de energia recuam seguindo a queda dos preços de petróleo. BG Group (LONDON:BG) cai 0.19% e BP perde 0.42%.

AGENDA DO INVESTIDOR: EUA
9h30 - Producer Price Index - PPI (mede o preço cobrado pelos produtores) e também o Core PPI (exceção aos preços de alimentação);
9h30 - NY Empire State Manufacturing Index (mede a atividade manufatureira no estado de Nova York);
10h15 - Industrial Production (produção industrial) e pelo Capacity Utilization Rate (capacidade utilizada);
11h00 - Testemunho da Presidente do FED Janet Yellen no Congresso dos EUA;
11h30 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados Unidos);
15h00 - Beige Book (Livro Bege do Federal Reserve - relatório sobre o desempenho atual da economia do país);
16h00 - Discurso do Presidente do Fed de Nova York William Dudley;

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h20:

ÁSIA
Nikkei: +0,38%
Austrália: +1,05%
Hong Kong: -3,02%
Shanghai Composite: -0,26%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,07%
London - FTSE: +0,02%
Paris CAC -0,01%
IBEX 35: +0,28%
FTSE MIB: +0,40%

COMMODITIES
BRENT: -0,85%
WTI: -1,71%
OURO: -0,06%
COBRE: +1,05%
NIQUEL: +1,67%
SOJA: -0,31%
ALGODÃO: -0,41%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,08%
SP500: +0,08%
NASDAQ: +0,21%

Observação: Este material é um dados desse relatório .

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações