Weg (WEGE3): A dura realidade versus o otimismo dos analistas

 | 21.12.2023 13:00

A primeira parte deste artigo destina-se aos interessados em analisar os resultados finais para fazer suas interpretações sobre a realidade econômico-financeira da entidade para a tomada de decisões de investimento. A segunda parte destina-se aos leitores que desejam conhecer as dificuldades de aplicação da técnica e as estratégias utilizadas para superá-las, uma vez que há uma miríade de variações nas contabilidades que impedem a aplicação automatizada da técnica de análise econômica das demonstrações financeiras. No caso da WEG, o problema incomum aconteceu com as receitas e despesas financeiras. Elas precisaram receber um tratamento de reclassificação em função da mistura de variações cambiais de empréstimos com variações cambiais de outras origens nos valores das DREs. O cálculo sem ajustes gerou valores discrepantes do indicador dos custo dos credores de renda fixa (Ki).

PROMOÇÃO DE ANO NOVO: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor1”

Resultados/h2

As ações da WEG são apontadas na imprensa financeira como uma excelente oportunidade de investimento, tais como a seguinte manchete de 23/10/23, no portal:

  • MONEYTIMES: Analista alerta: ‘estamos em rara oportunidade de comprar ativos de altíssima qualidade’ – veja 10 ações recomendadas; WEGE3 (BVMF:WEGE3) está na lista
  • E-investidor: Como a WEG (WEG3) se tornou um dos papéis mais desejados pelos investidores

No entanto, esse otimismo é conflitante com os resultados obtidos na análise econômica das demonstrações contábeis, dados finais apresentados na figura 1, a seguir.