Por que o Fator Buffett e o Aperto Financeiro Estão Impulsionando as Commodities?

 | 15.09.2020 09:26

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com. Publicado originalmente em inglês em 14/09/2020

  • Buffett compra participação em empresas de infraestrutura de gás natural e produção de ouro;
  • Também adquire ações de empresas mercantis japonesas;
  • Buffett prevê alta na inflação e troca seu portfólio para investimentos em matérias-primas;
  • Bancos deixam de financiar commodities;
  • Bull market de commodities no horizonte.

O Índice Dólar vem caindo desde março. O Fed e os bancos centrais ao redor do mundo estão atualmente comprometidos com a injeção ilimitada de liquidez no sistema financeiro global. Os governos estão aumentando seus déficits com programas de estímulo, a fim de combater a devastação econômica trazida pela covid-19.

O Federal Reserve declarou que irá tolerar níveis de inflação acima da meta de 2%. O cenário de preços das commodities não tem sido favorável há décadas.

De maneira incomum, Warren Buffett se manteve em silêncio à medida que a pandemia se espalhava pelo mundo no início deste ano. Em vez de selecionar barganhas, sua holding company, a Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa), vendeu ações de companhias aéreas e bancos. Entretanto, nos últimos meses, o Oráculo de Omaha começou a acumular ativos sensíveis à inflação, à medida que essa lenda do mundo dos investimentos completava 90 anos de idade.

Ele adquiriu ativos de energia, metais preciosos e empresas mercantis da Ásia. Ao mesmo tempo, diversas instituições financeiras que tradicionalmente financiavam projetos de commodities abriram mão do setor.

Embora os mercados raramente se movam em linha reta e as commodities estejam entre as classes de ativos mais voláteis, tudo indica que os preços das matérias-primas vão subir nos próximos anos. O fator Buffett é apenas mais uma razão para que a classe de ativos se torne mais atraente, à medida que chegamos ao fim de 2020, um ano extremamente desafiador para o mundo.

Buffett compra participação em empresas de infraestrutura de gás natural e produção de ouro

Depois de vender companhias aéreas e bancos, a primeira notícia que veio de Omaha foi a aquisição feita pela Berkshire Hathaway de ativos de transmissão e dutos de gás natural da Dominion Energy (NYSE:D). O acordo envolveu US$ 4 bilhões em base e a assunção de dívidas de cerca de US$ 6 bilhões.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A Berkshire de Buffett será responsável por 18% de toda a transmissão de gás natural interestadual, em relação aos 8% anteriores. O anúncio no início de julho veio logo após o gás natural atingir o preço mais baixo desde 1995.