ZONA DO EURO: Chegou a Hora de Reduzir os Estímulos?

 | 01.09.2017 21:04

Em 1º de setembro, o vice-presidente do BCE Vítor Constâncio expôs a atual situação da zona do EURO e trouxe certo pessisismo ao mercado quanto à valorização da moeda única. Mas como encontrar o ponto de equilíbrio entre bolsas de valores, indíces e valor da moeda?

Alguns pontos que precisam ser considerados:

Os bancos em geral da zona do euro ainda não se encontram em situação confortável quanto a líquidez de empréstimos tanto para empresas como para os cidadãos da região.

O euro hiper valorizado fazendo outros setores do mercado perderem rendimento e provocando em um futuro não muito distante uma dependência das exportações devido à possível redução no consumo das famílias.

Será que diante de alguns números ainda não estarem dentro do esperado é hora de pensar em mudanças impactantes?

Como disse esta semana o membro do BCE, Ewald Nowotny, de acordo com reportagem exibida no investing.com no dia 1º de setembro:

"A questão não é se devemos pisar nos freios (sobre o programa) de forma abrupta", disse Nowotny sobre as compras de ativos de 2,3 trilhões de euros do BCE, que devem acontecer até o final do ano.

"Mas como iniciar a normalização de forma cuidadosa. Essa é a discussão sensata."

Qual será a tendência de valorização da moeda única caso o mercado entenda de forma positiva extrema a posição tomada pelos membros do BCE. Cabe a nós investidores, aguardar pelas decisões que serão apresentadas na próxima semana após a reunião do BCE.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações