Zumbis, pandemias, crises: 5 ações resistentes a qualquer catástrofe em 2024

 | 04.01.2024 12:26

  • O otimismo prevalece entre analistas para os mercados de ações em 2024.

  • Contudo, é fundamental não desconsiderar a possibilidade de um evento cisne negro.

  • Diante de uma crise global de proporções "apocalípticas", quais seriam as ações mais indicadas para investimento?

  • Montar uma carteira que supere o mercado ficou mais acessível do que nunca com o ProPicks. Cadastre-se já e descubra as seis estratégias que bateram o do S&P 500 por grande margem na última década!

  • Aumentam as chances de cortes de juros nos Estados Unidos no próximo ano, o que alimentou o otimismo entre muitos investidores e analistas quanto à direção do mercado. No entanto, o ano começa com tensão elevada em várias frentes, principalmente na geopolítica.

    A experiência recente durante o período da covid destaca a imprevisibilidade dos eventos e a necessidade de cautela e preparação para circunstâncias imprevistas.

    Nesse cenário, duas preocupações geopolíticas se sobressaem: o acirramento do conflito entre Israel e o Hamas, com potencial para repercussões mais amplas, e a invasão da Rússia na Ucrânia, que apresenta o risco de evoluir para conflitos mais amplos, possivelmente globais.

    Além dessas ameaças, existem também riscos menos aparentes a considerar.

    Um evento cisne negro pode acontecer a qualquer momento/h2

    Um grande ataque cibernético, facilitado pelos avanços da IA, poderia afetar as redes globais de comunicação ou transporte em diferentes níveis.

    Esse tema é abordado no último sucesso da Netflix (NASDAQ:NFLX), “Deixe o Mundo para Trás”, que mostra como esse cenário poderia levar a uma guerra civil.

    Nesse sentido, as eleições nos EUA também são um risco que não pode ser ignorado, pois a sociedade americana está mais polarizada do que nunca.

    Lembre-se de que o mandato de Trump terminou em uma tentativa de golpe, quando seus apoiadores invadiram o Congresso após sua derrota, e que ele pretende se candidatar novamente este ano, o que provavelmente não vai diminuir as divisões.

    Uma catástrofe global também pode ter origem no problema da enorme dívida dos EUA, que, segundo muitos economistas, é insustentável e recentemente superou US$ 34 trilhões.

    Muitos acreditam que as duas saídas para essa situação são a hiperinflação, por meio da desvalorização, ou a falência, se o país não conseguir pagar sua dívida.

    Em qualquer caso, isso levaria à perda do status do dólar como moeda de reserva mundial e a uma profunda reestruturação do sistema financeiro internacional.

    Além disso, haveria uma mudança de poder no cenário internacional, com todos os riscos e incertezas que isso envolve.

    Por fim, mas não menos importante, diversos cientistas alertam que a ecologia global está perto de vários pontos de não retorno e avisam que desastres climáticos ambientais massivos podem ocorrer nos próximos anos, o que também é um possível cisne negro.

    Para ajudar os investidores a se prepararem para os piores cenários, nesta análise revisamos várias ações potencialmente "à prova de apocalipse", selecionadas de áreas que podem se beneficiar se o mundo entrar em uma crise global massiva que desafie a sociedade atual.

    Note, contudo, que a perspectiva para essas ações mudaria radicalmente dos níveis atuais, se um evento de natureza "apocalíptica" realmente acontecer.

    1. Campbell Soup/h2

    Em momentos de crise, muitas pessoas tendem a comprar alimentos não perecíveis, e as sopas enlatadas, como as da Campbell Soup Company (NYSE:CPB), são opções bastante procuradas, conforme demonstrou o crescimento das vendas da companhia no início da pandemia.

    Para o futuro, o preço-justo do InvestingPro, que combina 15 modelos financeiros renomados, indica um potencial de valorização de 9,1% para CPB, enquanto os analistas projetam uma alta média de 4,2% em um horizonte de 12 meses.