É o Momento de Investir na América Latina?

 | 28.03.2016 04:51

Nota do Editor: este artigo foi originalmente publicado em inglês no site Investing.com . O autor indica opções de investimentos que não estão disponíveis no mercado brasileiro. Apesar disso, optamos por publicar em português o texto na íntegra para os nossos leitores.

Introdução

No inverno de 2008, eu era professor na Universidade de Palermo (UP), em Buenos Aires. Nós estávamos num prédio alto observando o porto e notei uma grande quantidade de navios parados. Isso ocorria em todo o mundo porque as letras de crédito de bancos de carga não estavam sendo aceitas por outros bancos. Era o início do que se tornou a maior crise desde 1929.

No ano seguinte, pedi aos meus alunos da UP que escrevessem textos sobe como os maiores países da América do Sul estavam lidando com a crise. Naquele momento, os países poderiam ser separados em três grupos: Chile, México e Peru lidando bem, Brasil e Colômbia estavam OK, enquanto Argentina, Equador e Venezuela estavam com sérios problemas. Eu disse o seguinte sobre o Brasil.

O Brasil está no caminho de se tornar uma das economias mais fortes do mundo. Com uma densidade populacional baixa (22,5 pessoas por km²) comparado à China (141,7 pessoas/km²) e Índia (380,0 pessoas/km²) e recursos naturais abundantes, o futuro é brilhante.

Muito para a precisão de minhas previsões. Nos parágrafos a seguir, eu observo as projeções econômicas para esses países a partir de uma perspectiva de 2016.

Taxas de crescimento

A Tabela 1 mostra o crescimento real do PIB dos países da América Latina selecionados, listados pela projeção de crescimento para 2016. Três países – Brasil, Equador e Venezuela – estão com problemas por razões apresentadas abaixo. Como já abordei em artigo recente, há uma renovação da esperança na Argentina: enquanto o consenso das previsões do FocusEconomics é otimista para o país em 2017, eles acreditam que 2016 será de baixo crescimento em razão de “ajustes de alocação de recursos”.

Tabela 1 – Crescimento real do PIB para países selecionados da América Latina