Último Pregão do Ano Promete Fortes Emoções.

 | 28.12.2012 07:40

ÁSIA:

Os mercados da Ásia estenderam seus ganhos nesta sexta-feira, com investidores esperando que legisladores americanos consigam chegar a um acordo antes do final do ano para evitar o abismo fiscal.

Destaque para o índice Nikkei do Japão terminando 0,7% maior, fechando em seu nível mais alto em 2012, ignorando um conjunto misto de dados econômicos antes da abertura, incluindo uma queda maior do que o esperado para produção industrial de novembro.

Com o dólar dos EUA fechando acima de ¥ 86 pela primeira vez desde agosto de 2010, muitos exportadores ampliaram o rali das últimas semanas. Nikon subiu 2,3%, Nintendo saltou 4%, Toshiba disparou 5% e Sharp subiu 1%. Honda Motor subiu 1,1 % e Mazda Motor fechou 4,8% maior. Toyota Motor subiu 1,9%, acrescentando a alta anterior, apesar das notícias de que concordara em pagar US $ 1,1 bilhão para resolver um litígio nos EUA, enquanto a Mitsubishi Motors continuou a sua forte recuperação em relação a suas perdas recentes, ganhando 3,5%, após uma alta de 6,2% na sessão anterior.

Apesar dos ganhos gerais, as concessionárias de energia caíram. Tokyo Electric Power mergulhou 6,4% depois de anunciar na quinta-feira que iria procurar ajuda financeira com o governo para pagar indenizações referentes ao desastre nuclear na usina de Fukushima- Daiichi.

Assim, Hokkaido Electric Power perdeu 3,5%, enquanto Kansai Electric Power caiu 4,7%. No resto da região, Kospi da Coreia do Sul subiu 0,5%, TAIEX de Taiwan ganhou 0,7% e Straits Times de Cingapura subiu 0,2%. S & P / ASX 200 da Austrália terminou 0,5% maior, com avanço para os preços das commodities.

Na China, Hang Seng de Hong Kong fechou 0,2% maior e o índice Xangai Composite subiu 1,2%, terminando o ano em território positivo. Em Hong Kong, as ações de corretoras foram destaque de alta. Haitong Securities subiu 5% e China Everbright disparou 8%.

No lado negativo no setor de finanças, HSBC caiu 0,2%, após as ações atingir o nível mais alto em 2012 no início da semana. Um avanço para os preços dos metais ajudaram a estimular a compra de papéis ligados às commodities em toda a Ásia.

Setor de mineração na Austrália subiu. BHP Billiton avançou 1,1%, Rio Tinto aumentou 1,7% e Fortescue Metals ganhou 2,4%. Na China, Aluminum Corp of China ou Chalco subiu 0,6% em Hong Kong e 1,2% em Xangai, enquanto Jiangxi Copper subiu modestos 0,3% em Hong Kong, mas avançou 1,4% em Xangai.

Em Seul, Samsung Electronics subiu 1,7%, enquanto LG Display ganhou 0,3%, com Dow Jones Newswires relatando que o último impetrou mandado de segurança buscando proibição sobre as vendas de um tablet Samsung, com supostas violações de patentes. Hyundai Motor e Kia Motors caíram 2% e 1,2%, respectivamente, com relatórios citando preocupações com a queda do iene, que favorecerá a indústria automobilística japonesa, em detrimento de seus rivais coreanos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

EUROPA:

As bolsas europeias abriram sem direção definida nesta sexta-feira, com baixos volumes devido à queda sazonal e com investidores aguardando as negociações nos EUA, após retorno do presidente Barack Obama à Washington, pedindo aos líderes do Congresso que façam um pacto para evitar aumentos de impostos e cortes de gastos iminentes, aumentando o otimismo de que um acordo possa ser concretizado antes do prazo, em meio à notícias de que legisladores se reunirão no domingo, em uma última tentativa de chegar a um acordo.

O índice Stoxx Europe 600 cai 0,04%. As vendas no varejo na Suécia subiram 0,30%, mais que os 0,20% no mês passado, de acordo com dados oficiais divulgados pela SCB - Statistics Sweden. A inflação de preços ao produtor da Itália subiu para -0,1%, ante -0,3% do mês anterior, de acordo com dados oficiais divulgados pelo Istituto Nazionale di Statistica. Analistas esperavam aumento do valor do PPI da Itália para -0.2% no mês passado.

Na Alemanha, Volkswagen sobe 1,2% e Porsche Automobil dispara 6,4%, liderando as altas, enquanto Allianz cai 0,90 e a fabricante de turbinas eólicas Vestas Wind Systems recua 5,7%, liderando as quedas. DAX 30 opera em ligeira queda.

Na França, o conglomerado francês Safran e ST Microelectronics avançam 0,4% cada e a empresa de energia Total sobe 0,3%, enquanto Societe Generale cai 0,5%, BNP Paribas perde 1,2%, pesando sobre o índice CAC 40.

No Reino Unido, Barclays recua 0,2% e HSBC sobe 0,1%. Destaque de alta para empresas de commodities. BG Group sobe 0,15% e BP avança 0,2%. Anglo American sobe 0,3%, BHP Billiton sobe 0,4% e Rio Tinto avança 0,5%. Na contramão, Evraz recua 1,3% e Randgold Resources cai 0,3%, segurando o índice FTSE 100 perto da estabilidade.

AGENDA DE HOJE:

EUA:
12h45 - Chicago Purchasing Managers’ Index de Dezembro (nível de atividade industrial na região de Chicago);
13h00 - Pending Home Sales de Novembro (mostra contratos assinados de venda de imóveis usados nos Estados Unidos, porém ainda sem conclusão do negócio);
13h30 - Estoques de Petróleo norte americano.

AGENDA DA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

EUROPA: Final Manufacturing PMI (mede o nível de atividade de compras no setor industrial). Qualquer leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo de 50 indica contração; Unemployment Rate (número de desempregados dividido pelo total de mão de obra e é um dos principais indicadores da da economia europeia);

ALEMANHA: German Retail Sales (mede variação de preços de todos os produtos vendidos pelos varejistas, excluindo auto); German Prelim CPI (expectativa do preco ao consumidor alemão).

REINO UNIDO: PMI Manufacturing (nível de atividade de manufatura no Reino Unido).

EUA: 12h00 - Final PMI Manufacturing de dezembro (número final da pesquisa referente ao nível de atividade industrial nos Estados Unidos); 13h00 - ISM Index de julho (mede o nível de atividade industrial no país); 13h00 - Construction Spending de novembro (mede os gastos decorrentes da construção de imóveis);

ÍNDICES MUNDIAIS (7h30):

ÁSIA
Austrália: +0,50%
Nikkei: +0,70%
Hang Seng: +0,21%
Xangai Composite: +1,24%

EUROPA
London - FTSE: -0,01%
Paris Cac 40: -0,38%
Frankfurt - Dax: -0,14%
Madrid IBEX: -0,60%
Milão MIB 40: -0,25%

COMMODITIES
BRENT: -0,35%
WTI: -0,11%
OURO: -0,14%
COBRE: +0,29%
NÍQUEL: -0,51%
SOJA FUTURO: +0,30%
ALGODÃO FUTURO: -0,75%

INDICES FUTUROS
Dow: -0,05%
SP500: -0,01%
NASDAQ: -0,13%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações