InvestingPro encontra um novo jeito de identificar as ações mais saudáveis do mercado

InvestingPro encontra um novo jeito de identificar as ações mais saudáveis do mercado

Novidades  | 16.05.2023 22:41

InvestingPro encontra um novo jeito de identificar as ações mais saudáveis do mercado

Os últimos anos mostraram como o mercado pode mudar de forma repentina. Ações ganhadoras em um ambiente se tornam perdedoras em outro. Não há uma solução mágica, e nenhum papel está imune a flutuações ou mudanças de mercado.

Mas, sim, existem ações que são melhores do que outras em cada momento. Sabemos que há algumas características que mostram quando uma empresa está em uma posição sólida e se esta posição tende a perdurar. O InvestingPro tem por objetivo justamente ajudar os investidores a encontrar essas empresas e inseri-las em seu portfólio. Apresentamos o Índice de Saúde Financeira do InvestingPro.

O Índice de Saúde Financeira do InvestingPro é um sistema avançado que classifica e compara as ações com base em mais de 100 métricas de valuation que abrangem aspectos como: crescimento, lucratividade, fluxo de caixa, entre outros. As empresas com melhor desempenho nessas métricas são as mais saudáveis.

Nossa análise mostrou que essas empresas mais saudáveis costumam ter melhor desempenho do que seus pares. Um backtest que a equipe do InvestingPro realizou no S&P 500 desde 2016 mostrou que as empresas com os índices mais altos de saúde superaram o mercado mais amplo por uma ampla margem: 233% para as empresas mais saudáveis em comparação com 101% para o índice como um todo, representado pelo fundo SPDR® S&P 500 (NYSE:SPY), até o terceiro trimestre de 2022. Isso representa um retorno anualizado de 20,3%, em comparação com 11,4% para o S&P. E isso ocorre com um índice de Sharpe muito mais alto, o que significa menos volatilidade.

Ações com Saúde Financeira vs SPY

InvestingPro+

Os detalhes

  • O Índice de Saúde Financeira do InvestingPro faz uma análise criteriosa da saúde de uma empresa em comparação com seus pares.
  • O Índice de Saúde Financeira é um sistema avançado de classificação que considera mais de 100 fatores para ajudar você a entender os pontos fortes e fracos de qualquer ação.
  • Cada ação é comparada com seu setor e região econômica, considerando valuation, crescimento, lucratividade, fluxo de caixa e momento de preço, para que você consiga encontrar empresas saudáveis e evitar armadilhas de valor.
  • Todos os nossos cálculos são apresentados com transparência para que você possa avaliá-los. Os membros Pro podem analisar as várias métricas utilizadas em cada critério de avaliação.
  • O backtest pressupõe que, no início de cada trimestre, o "Índice InvestingPro" contém apenas os componentes do S&P 500 com uma nota de saúde acima de 2,75 (bom desempenho ou melhor).
  • A carteira tem pesos iguais e é rebalanceada ao final de cada trimestre, a fim de inserir novas ações com nota acima de 2,75 e descartar aquelas que ficaram abaixo desse limite.

Mantendo a saúde da carteira

Os investidores precisam avaliar dados demais e geralmente não têm tanto tempo disponível. E o comportamento dos mercados no último ano deixou claro que você não pode ignorar o que está acontecendo.

O InvestingPro oferece aos investidores um amplo conjunto de dados, para que possam analisar os mercados ao redor do mundo e encontrar as ações certas para o seu portfólio. Além disso, fornece ferramentas exclusivas que conseguem destacar as melhores ações. O Índice de Saúde Financeira é uma delas.

O Índice de Saúde Financeira do InvestingPro faz uma análise minuciosa de vários aspectos das empresas, como balanço patrimonial, demonstração do fluxo de caixa, crescimento, lucratividade, valuation e momento de preço. Essas são justamente as características que os investidores profissionais, banqueiros e participantes do mercado usam para avaliar companhias e decidir se devem investir ou não em determinadas empresas. O Índice de Saúde Financeira pontua as empresas com base em cada uma dessas características e, em seguida, resume tudo em uma nota completa de saúde, que indica se uma empresa pode se manter nesse ambiente.

Ou em qualquer outro cenário. A equipe do InvestingPro descobriu que, nos últimos sete anos, uma carteira com pesos iguais das empresas mais saudáveis do S&P 500 teve um desempenho mais de duas vezes melhor que o índice mais amplo. São ações mais saudáveis que não apresentam um nível elevado de risco. O índice de Sharpe, uma medida de volatilidade da carteira e de retorno ajustado ao risco, teria sido de 0,55 para o portfólio com base no Índice de Saúde Financeira, em comparação com 0,29 para o S&P 500 (quanto maior, melhor). Portanto, mais do que o dobro do retorno e um perfil de risco-retorno significativamente mais atrativo.

O backtest envolveu a execução de uma simulação em que um investidor teria mantido todas as empresas do S&P 500 com uma pontuação de saúde acima de 2,75, ou seja, empresas classificadas como "bom desempenho" ou melhor, no início de um trimestre. Essas ações seriam mantidas em uma carteira com pesos iguais até o final do trimestre e, em seguida, o portfólio do backtest seria rebalanceado ao final do trimestre, a fim de remover empresas que ficaram abaixo da pontuação de saúde determinada, além de inserir novas ações, se necessário.  Essa carteira teria gerado um retorno de 233% desde o início de 2016 até o terceiro trimestre de 2022. O índice S&P 500 teria gerado um retorno de 101%. Essa performance superior se manteve inclusive durante o “bear  market” de 2021-2022, quando as ações mantidas no backtest tiveram uma queda menor do que a do S&P 500.

Backtests têm limitações em termos de cálculo e implementação. A estratégia que desenvolvemos usando o Índice de Saúde Financeira ainda não é facilmente aplicada na prática, e nossa equipe está trabalhando para aprimorá-la, a fim de encontrar a melhor maneira de aplicar o volume de dados do InvestingPro para ajudar os investidores a ganhar dinheiro.

Ao mesmo tempo, esse não é um resultado surpreendente. O Índice de Saúde Financeira é construído com base no estudo das métricas essenciais que os investidores e o mercado avaliam nas empresas. As companhias que apresentam um crescimento sólido, fluxos de caixa saudáveis ​​e boa rentabilidade são as que perduram. O Índice de Saúde Financeira do InvestingPro torna muito mais fácil encontrar essas empresas e coloca esse poder diretamente nas mãos dos investidores.

Perguntas frequentes

O que vocês querem dizer com “saudável”?

 O Índice de Saúde Financeira é um sistema avançado de classificação que considera mais de 100 fatores para ajudar você a entender os pontos fortes e fracos de qualquer ação. Cada ação é comparada com seu setor e região econômica, considerando valuation, crescimento, lucratividade, fluxo de caixa e momento de preço, para que você consiga encontrar empresas saudáveis e evitar armadilhas de valor. Todos os nossos cálculos são apresentados com transparência para que você possa avaliá-los. Os membros Pro podem analisar as várias métricas utilizadas em cada critério de avaliação. Por exemplo, para computar o índice de Saúde do Lucro, fazemos a classificação de métricas fundamentais, como retorno sobre o ativo (ROA), retorno sobre o patrimônio (ROE) e muito mais. Com base na classificação do setor, atribuímos uma nota entre 0-5. Por exemplo, se uma empresa está no percentil 90% para o ROA, atribuímos uma pontuação de 4,5. O ponto é que, ao escolher ações, o Índice de Saúde Financeira fornece um atalho para identificar quais empresas estão em melhor condição em relação aos fundamentos. Isso aumenta a suas chances de escolher ações ganhadoras.

O que é o Índice de Saúde Financeira? Como ele é calculado?

O Índice de Saúde Financeira é um sistema avançado que classifica e compara as ações com base em mais de 100 métricas de valuation que abrangem aspectos como: crescimento, lucratividade, fluxo de caixa e valuation. Classificamos o desempenho da empresa em cada métrica em comparação com outras companhias do mesmo setor e região econômica. Empresas que superam suas referências de setor/região recebem notas de saúde mais altas, enquanto as empresas com desempenho inferior recebem pontuações mais baixas.

Como as métricas usadas para calcular o Índice de Saúde Financeira foram selecionadas?

Usamos uma grande variedade de métricas para calcular o Índice de Saúde Financeira. Grandes investidores utilizam métricas, como preço/valor patrimonial e margem de lucro bruto, para escolher as ações que melhor atendam esses critérios, fazendo com que sejam boas candidatas a inserção no Índice de Saúde Financeira. Os analistas financeiros do Investing.com também levam em consideração métricas como Índice de Cobertura de Juros e Índice PB ROE em suas avaliações. Embora essas métricas sejam menos conhecidas, são altamente preditivas e amplamente utilizadas por consultores financeiros, fundos de hedge e bancos de investimento para alocar bilhões de dólares diariamente.

Como o backtest do Índice de Saúde Financeira foi realizado?

O backtest é uma excelente maneira de analisar os méritos de uma estratégia de investimento, com base em dados históricos. Utilizamos nossas ferramentas internas de backtesting para testar várias estratégias usando dados históricos do Índice de Saúde Financeira. O desempenho da estratégia descrita acima atingiu sólidos resultados, que qualquer investidor médio pode implementar sem muitas dificuldades. Ao contrário de estratégias de trading que exigem centenas ou até milhares de operações por dia, a estratégia acima requer apenas um rebalanceamento trimestral. Embora o backtesting tenha limitações bem documentadas por conta de vieses, como o viés de sobrevivência e o viés retrospectivo, ele pode ajudar a otimizar e validar princípios de investimento cuidadosamente elaborados. Para limitar as armadilhas desses vieses e a mineração de dados, construímos o Índice de Saúde Financeira do InvestingPro primeiramente utilizando princípios de análise fundamentalista bem compreendidos e, posteriormente, validamos a pontuação usando backtesting orientado por hipóteses.

A estratégia supera o mercado todos os trimestres?

Não, infelizmente esse não é o caso.  Por exemplo, o backtested apresentou um desempenho inferior ao do ETF SPY no 3º trimestre de 2017 (6,8% vs. 6,2%), no 2º trimestre de 2018 (7,7% vs. 5,6%), no 3º trimestre de 2018 (-13,5% vs. -15,8%), etc. Embora nos esforcemos para atingir a excelência, nenhuma estratégia de investimento é capaz de prever perfeitamente o futuro.  A estratégia do Índice de Saúde Financeira utiliza uma boa análise fundamentalista para minimizar decisões de investimento inadequadas.

Desde 2016, as ações do S&P 500 com classificação mais alta no Índice de Saúde Financeira do InvestingPro superaram amplamente o desempenho geral do S&P 500 - retornos de 233% versus 101% ao longo desses mais de 6 anos (até o 3º trimestre de 2022). Isso representa um retorno anualizado de 20,3%, em comparação com 11,4% para o S&P 500. É preciso ressaltar, porém, que o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Como posso ver o Índice de Saúde Financeira de uma empresa?

Você pode encontrar o Índice de Saúde Financeira de qualquer empresa usando o InvestingPro. Para experimentar a ferramenta, confira a nota de Saúde Financeira da Apple Inc (NASDAQ:AAPL)

Você também pode usar o filtro de ações do InvestingPro para identificar empresas que atualmente têm notas elevadas de Saúde Financeira: Filtro de ações do InvestingPro para índices elevados de Saúde Financeira.

Seja o primeiro a comentar sobre o

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações