O que acontece quando uma ação...

O que acontece quando uma ação...

Dentro do Investing.com  | 09.04.2019 18:38

O que acontece quando uma ação...

Às vezes, os investidores se deparam com perguntas que não sabem ao certo como responder. Se, alguma vez, você teve algum bloqueio por não saber o que acontece quando uma ação é desdobrada ou por que uma ação foi removida, compilamos uma série de dicas rápidas e fáceis que você pode utilizar você mesmo ou para ensinar outras pessoas.

Então, o que acontece quando uma ação

Desdobramentos e grupamentos

Um desdobramento de ações ocorre quando uma empresa decide que o valor de suas ações está com um preço muito alto e deseja que os investidores as achem mais acessíveis, aumentando a demanda pela ação (e muitas vezes elevando o preço total).

Quando uma ação se desdobra, seu valor se divide de acordo com esse desdobramento; sendo assim, um desdobramento de 2 para 1 significa que para cada ação que você tinha agora você tem duas, cada uma delas avaliada em 50% do preço original; desdobramento de 3 para 2 significa que para cada duas ações que você tinha agora você tem três, cada uma delas avaliada em 66% do preço original e assim por diante.

Um grupamento é exatamente o oposto de um desdobramento. Isso significa que em um desdobramento de 1 a 10, um trader com mil ações terá agora cem ações, mas cada ação será avaliada em dez vezes o valor que elas tinham antes do grupamento. Isso é feito quando o valor das ações de uma empresa cai abaixo de um determinado limite e a empresa fica preocupada com a possibilidade de serem excluídos da bolsa de valores. Se, após o grupamento, um investidor tiver um número de ações muito baixo para passar por esse processo, ele receberá em dinheiro o equivalente ao número de ações que perdeu.

Suspensão

Uma suspensão é uma decisão tomada por uma bolsa de valores com relação a interromper temporariamente a negociação de uma determinada ação para assegurar condições de negociação justas ou para equilibrar ordens de compra e venda. Outro órgão que pode suspender a negociação é a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos. A SEC pode suspender uma ação por até dez dias se considerar que a negociação de uma ação representa um risco financeiro para o público. Isso geralmente é feito quando uma empresa de capital aberto não faz e divulga suas demonstrações financeiras anuais ou relatórios trimestrais.

Remoção

Uma ação é removida da bolsa de valores quando não atende mais aos requisitos de listagem da bolsa. As bolsas de valores têm diferentes requisitos de listagem (p. ex., preço mínimo da ação, oferecer uma quantidade mínima de ações etc.). O não cumprimento desses requisitos resulta na remoção da listagem dessa ação da bolsa de valores.

As ações removidas da listagem de uma bolsa de valores podem ser negociadas no mercado de balcão (OTC). Nos Estados Unidos, também há a opção de negociá-las nas “listas rosas”. As ações removidas de uma listagem também perdem muito de seu valor, pois isso resulta em menor confiança por parte dos investidores e é frequentemente visto como um passo em direção à falência.

 

Atinge 0

Quando o valor de uma ação cai para 0, os efeitos dependem de você ter uma posição comprada ou vendida. Se você possui uma ação (posição comprada), seu investimento cai para 0 junto com o valor da ação. No entanto, se você estiver mantendo uma posição vendida, você se encontra no melhor cenário, pois terá ganhos de 100%.

Sobrevenda ou sobrecompra

Uma ação com o status de sobrevenda é aquela que os analistas sentem estar sendo negociada abaixo de seu valor real. Isso pode acontecer quando os traders perdem a confiança na empresa ou no setor e quando um analista experiente pode ver que a relação preço/lucro (P/L) caiu abaixo daquela do setor ou do índice.

Uma ação com o status de sobrecompra é aquela que os analistas sentem estar sendo negociada acima de seu valor real. Espera-se que uma ação em sobrecompra passe por uma correção. O melhor indicador aqui é quando a relação P/E está acima da do setor ou do índice.

Passa do balcão para um índice grande

Ao contrário das bolsas físicas, como a Nasdaq ou a NYSE, o mercado de balcão (OTC) é uma rede de empresas que negociam principalmente ações de baixo preço. Quando uma empresa decide mudar para uma bolsa grande, ela deve primeiro atender aos requisitos de listagem de tal bolsa (preço mínimo da ação/quantidade de ações disponíveis etc.).

Há diferentes razões pelas quais uma empresa optaria por mudar para uma bolsa de valores diferente, mas a principal delas é aumentar sua visibilidade e liquidez.

Adicionada a um índice

Quando uma ação é adicionada a um índice, como o S&P 500 ou o DJIA, sua visibilidade, liquidez e volume, juntamente com seu preço, geralmente aumentam. Isso também significa, muitas vezes, que outra ação é removida do índice.

 

Uma empresa declara falência

Quando uma empresa declara falência, ela é obrigada a vender seus ativos para saldar suas dívidas. Há uma ordem de quem é pago primeiro entre os credores:

  1. Credores garantidos
  2. Credores não garantidos
  3. Bondholders
  4. Acionistas preferenciais
  5. Acionistas ordinários

É importante notar que os acionistas ordinários raramente são pagos, pois a maioria dos fundos disponíveis é destinada primeiramente a outros credores. Se ainda for possível fazer o pagamento, um acionista ordinário será compensado com base na proporção de propriedade das ações da empresa.

 

Encontrou as respostas que estava procurando? Há mais alguma coisa que você gostaria de saber sobre o comportamento das ações? Diga-nos o que acha nos comentários abaixo.

Seja o primeiro a comentar sobre o

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações